A Iceye, operadora finlandesa de satélites para observação da Terra, anunciou o lançamento com sucesso de quatro novos satélites de radar de abertura sintética (SAR).
Os novos artefatos, de acordo com a companhia, expandem ainda mais a "maior constelação SAR do mundo", que é operada pela marca. Os modelos vão atender missões comerciais e dedicadas.
Os satélites foram lançados pela missão Transporter-11 da SpaceX, na Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia. Integrados pela Exolaunch, eles já estabeleceram comunicação e começaram as operações de rotina. Os modelos foram fabricados pelas subsidiárias americana e finlandesa da Iceye.
Entre os satélites lançados, a operadora destacou o primeiro da Iceye para a Bayanat – empresa de soluções geoespaciais suportadas por inteligência artificial (IA). Além disso, outro satélite foi lançado para a Yahsat, principal fornecedora de soluções via satélite dos Emirados Árabes Unidos.
A empresa planeja lançar até 13 novos satélites em 2024, com a expectativa de adicionar entre 10 e 15 satélites anualmente a partir de 2025. Em março de 2024, a ICEYE já havia implantado com sucesso três novos satélites em sua constelação, enquanto em 2023, a empresa lançou com êxito 10 satélites.
"Com a implantação frequente e constante de novos satélites na constelação Iceye, estamos progredindo em direção à nossa visão de melhorar a vida na Terra, tornando-nos a fonte global da veracidade em Observação da Terra", disse o CEO e cofundador da operadora, Rafal Modrzewski.
Observação
Os satélites de observação da Terra da Iceye, segundo a empresa, podem fazer imagens de "qualquer local" na superfície do planeta em variadas condições ambientais – seja de dia, ou de noite.
A empresa, inclusive, foi uma das empresas que forneceu dados de monitoramento para apoiar equipes de mobilização no Rio Grande do Sul, que foi afetado devido às enchentes que iniciaram no final de abril e início de maio.