A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu, nesta segunda-feira, 19, uma Tomada de Subsídios para coletar contribuições que servirão de apoio para a elaboração das entregas do Portfólio de Projetos Estratégicos que constará no Plano de Gestão Tático da Anatel para o biênio de 2025-2026.
Tratam-se das iniciativas estratégicas com a finalidade de preencher as lacunas existentes entre o desempenho atual da agência e o desejado para o futuro. Elas destinam-se como ações orientadoras do desenvolvimento de projetos estratégicos ou planos de ação institucionais que auxiliem a Anatel a alcançar suas metas.
A agência espera que os possíveis atores interessados contribuam com o desenvolvimento das iniciativas estratégicas que serão implementadas pela agência. Com a Tomada de Subsídios, a Anatel diz que está fortalecendo uma governança participativa e democrática das decisões que serão tomadas, facilitando a superação dos desafios e a entregar resultados.
Blocos de programas
A Anatel também explica que as 23 iniciativas estratégicas terão suas entregas detalhadas, priorizadas e executadas nos planos institucionais da Agência a partir das orientações constantes nos Planos de Gestão Táticos, observando-se os resultados esperados e o envolvimento dos potenciais atores interessados relacionados.
A agência dividiu a Tomada de Subsídios em iniciativas estratégicas agrupadas em três blocos de programas:
Bloco I – Programa Estratégico Conectividade Significativa
Bloco II – Programa Estratégico Ecossistema Digital
Bloco III – Programa Estratégico Atuação de Excelência
Orientações
Cada bloco conta com uma pergunta por iniciativa e uma última pergunta geral, sendo livre para que os interessados possam discorrer sobre outros tópicos pertinentes aos tema relacionados, segundo as orientações da Anatel.
Responder às perguntas é opcional, de forma a que o interessado possa escolher a quais perguntas responder, assim como para quais blocos e/ou iniciativas estratégicas contribuir, orienta a agência no documento base.