Mais um PL propõe fim da restrição à propriedade cruzada na TV paga

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Um novo projeto de lei (PL 4.507/2019) propondo mudanças nas regras da TV por assinatura e a extinção da restrição à propriedade cruzada foi apresentado à Câmara na última quarta-feira, 14. De autoria do deputado federal JHC (PSB/AL), a proposta propõe revogar o artigo 5º da Lei do SeAC (12.485/2011) para que o controle ou a participação superior a 50% em empresas de telecomunicações possam ser detidos por concessionárias e permissionárias de radiodifusão ou por produtoras e programadoras com sede no Brasil.

Além da revogação do artigo 5º do SeAC, a proposta sugere alterações em uma série de dispositivos legais que afetam o mercado de telecom brasileiro: a Medida Provisória 2.228-1/2001, que criou a Agência Nacional do Cinema (Ancine); a lei 11.437/2006, sobre destinação de recursos da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine); a lei 5.070/1966 (Lei do Fistel); a 8.977/1995 (a chamada Lei do Cabo); e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997).

Segundo a justificativa de JHC, tais mudanças seriam resposta à "grande revolução social" gerada pela expansão da Internet fixa, "notadamente em relação ao consumo de informações e entretenimento, com o surgimento de serviços on demand por streaming". De acordo com o parlamentar, esse movimento está sendo refreado pela legislação brasileira, impedindo o ingresso de "players internacionais no mercado brasileiro, notadamente aqueles que produzem conteúdo".

Notícias relacionadas

Hoje, o artigo 5º do SeAC é considerado um grande obstáculo à aprovação da fusão entre AT&T e Time Warner no Brasil, uma vez que o conglomerado controlaria tanto importantes programadoras de TV por assinatura quanto a operadora Sky. O tema tem atraído atenção de parlamentares e do próprio governo federal, que estuda uma medida provisória com mudanças sob cuidados do Ministério da Economia.

No Congresso Nacional, a proposta melhor encaminhada até o momento foi apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PP/GO) em julho; o texto conta com parecer favorável do relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação (CCT) do Senado, onde pode ser votado nesta quarta-feira, 21.

Em agosto, o senador Ciro Nogueira (PP/PI) e o deputado João Maia (PL/RN) também apresentaram proposições que incluem a revogação da propriedade cruzada na TV por assinatura; já o deputado Paulo Pimenta (PT/SP) sugeriu que conteúdos OTT idênticos à TV paga compartilhem as mesmas obrigações legais impostas ao serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!