Publicidade
Início Newsletter Anatel lança consulta para buscar novos interessados por exploração de satélite

Anatel lança consulta para buscar novos interessados por exploração de satélite

Fachada da sede da Anatel. Foto: Sinclair Maia/Anatel ? 2007

A Anatel lançou nesta segunda-feira, 19, consulta pública sobre a existência de exploradoras de satélites com capacidade técnico-operacional e interesse para o provimento ininterrupto de capacidade satelital por no mínimo cinco anos, a partir de 1º de janeiro de 2021. O resultado subsidiará a tomada de decisão da agência quanto à futura conferência de Direito de Exploração de Satélite Brasileiro em quatro posições orbitais. As contribuições serão recebidas até sete de setembro próximo. A agência tomou a medida porque em 31 de dezembro de 2020 se encerra o prazo dos direitos de exploração associados às posições orbitais 61°O, 65°O, 70°O e 84°O.

A primeira posição orbital é a de 61° Oeste, nas faixas de frequências 3.625 a 4.200 MHz (enlace de descida) e 5.850 a 6.425 MHz (enlace de subida), por meio de satélite que possua, no mínimo: características técnicas compatíveis com aquelas da rede de satélite brasileira SBTS B3, atualmente notificada e registrada no Registro Mestre Internacional de Frequências (MIFR) da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A segunda ocupação é da posição orbital 65° Oeste, nas faixas de frequências 3.625 a 4.200 MHz (enlace de descida) e 5.850 a 6.425 MHz (enlace de subida), por meio de satélite que possua, no mínimo: características técnicas compatíveis com aquelas das redes de satélite brasileiras SBTS B2 e B-SAT-1R, atualmente notificadas e registradas no MIFR e da UIT.

A consulta também busca subsídio para a ocupação da posição orbital 70° Oeste, nas faixas de frequências 3.625 a 4.200 MHz (enlace de descida) e 5.850 a 6.425 MHz (enlace de subida), por meio de satélite que possua, no mínimo: características técnicas compatíveis com aquelas das redes de satélite brasileiras SBTS B1 e B-SAT-1C, atualmente notificadas e registradas no MIFR e da UIT. A quarta ocupação refere-se à posição orbital 84° Oeste, nas faixas de frequências 3.625 a 4.200 MHz (enlace de descida) e 5.850 a 6.425 MHz (enlace de subida), por meio de satélite que possua, no mínimo: características técnicas compatíveis com aquelas das redes de satélites brasileiras B-SAT P, atualmente notificada e registrada no MIFR e da UIT.

Notícias relacionadas

Emtodas as ocupações, os equipamentos deverão ter capacidade de 27,5 transpondersequivalentes de 36 MHz; cobertura permanente de 100% do território brasileiro(incluindo mar territorial e ilhas); estação de controle e monitoraçãoinstalada no território brasileiro; vida útil que possibilite operação até, nomínimo, 31 de dezembro de 2025 e  viabilidadede co-localização com os demais satélites que ocupem a posição orbital, tendo ocentro de controle do satélite que já estiver ocupando a posição orbitalhierarquia de autoridade sobre o centro de controle do novo satélite.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile