PL que permite adaptar TVA para canal aberto vai a votação na CCT na próxima semana

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara deve votar, na próxima semana o projeto de lei 2611/2015 que altera a lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), para inserir a possibilidade de adaptação das outorgas do Serviço de TV por Assinatura (TVA) para serviços de radiodifusão de sons e imagens. Se aprovado, a proposta vai beneficiar 25 outorgas ainda existentes e que deveriam ser extintas ao final do prazo de vigência.

O projeto, de autoria do deputado Marcos Soares (DEM-RJ) chegou a ser apensado às proposições analisadas por Comissão Especial de Telecomunicações na Câmara, mas acabou separado em função de uma clara "disputa religiosa". A possibilidade de transformar canais de TVA em canais abertos teve o repúdio de deputados ligados à Igreja Universal, enquanto o autor da proposta é ligado ao missionário RR Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Algumas das outorgas de TVA são hoje operadas pelo grupo de RR Soares.

A igreja de Soares é também a que mais aluga horários de programação nas televisões brasileiras.

Notícias relacionadas

A aprovação da matéria pode trazer mais pressão para a digitalização da TV aberta, já que alguns desses canais de TV estão na faixa de 700 MHz, que já foi destinada a banda larga de quarta geração.

O relator da matéria na CCT, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) deu parecer favorável à aprovação da matéria. A reunião da comissão está marcada para a terça-feira, 23.

Histórico

As outorgas de TVA existem desde 1988, e surgiram como uma forma de abrir o mercado de TV por assinatura no Brasil. Originalmente, elas transmitiam os sinais de forma codificada. Com o tempo, para "viabilizar" economicamente as outorgas, o governo autorizou parte das transmissões sem codificação. Algumas destas outorgas foram transferidas ao longo do tempo e foram parar na mão de grupos religiosos. Outras seguem sob o controle de grupos de mídia. Nenhuma conseguiu viabilizar operações de TV paga, e todas sonham em transformar essas outorgas em radiodifusão definitivamente. O problema é que a Lei do SeAC, discutida entre 2007 e 2011, estabeleceu que nenhuma delas será renovada e as autorizações vencem em 2018. É justamente isso que os grupos detentores destas outorgas querem mudar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Que adianta fazer a adaptação, e lotar de igrejas terceirizando horários? Não queremos canais de 'telepastores'/ televendas, mas sim emissoras com programação de qualidade.

  2. Prezados.
    Poderiam publicar a lista das 25 outorgas que seriam beneficiadas e a que grupos, religiosos ou empresariais, pertencem?
    Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!