A PanAmSat quer comercializar a capacidade de mais dois de seus satélites no Brasil. O primeiro na fila é o PAS-9, cuja autorização já foi pedida à Anatel e deve ser fornecida em breve. A empresa espera dedicar de seis a nove transponders de banda Ku do PAS-9 para clientes brasileiros. "Depois, pediremos a autorização à Anatel para comercializar a capacidade do satélite GAL 11, também em banda Ku?, revelou Tom Eaton, vice-presidente executivo global de marketing e vendas da PanAmSat, em visita ao Brasil para apresentar os serviços da empresa a possíveis clientes.
Atualmente, a PanAmSat tem autorização para comercializar no Brasil a capacidade de apenas um de seus 22 satélites, o PAS-1R. A empresa não revela quantos transponders deste satélite já estão alugados para clientes brasileiros, mas entre as companhias que utilizam a capacidade do aparelho no país estão a Rede Globo e a Telespazio.
Evento
O futuro do segmento espacial é um dos temas em debate no seminário "As opções de negócios em satélites", que TELETIME promove no dia 29 de agosto. Entre os convidados, o conselheiro da Anatel José leite, o ex-conselheiro e atual presidente da Hispamar, Luiz Francisco Perrone, e o CEO da Globalstar, o sueco Olof Lundberg. Informações pelo site www.convergeeventos.com.br.