Telecom perde espaço na cadeia de software e serviços em TICs, aponta Softex

Um estudo da Softex sobre a cadeia de software e serviços em TICs apontou um crescimento de 6,5% para o segmento no Brasil ao longo de 2021 – mas com a vertical de telecomunicações crescendo em ritmo mais lento que as demais áreas, ainda que permanecendo na liderança.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 19, pela agência de promoção de software vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A estimativa da Softex é que, no ano passado, a indústria de software e serviços em TICs tenha mobilizado US$ 53,3 bilhões no País.

A principal causa para o salto anual de 6,5% seria alta de 11,1% nos gastos brasileiros com serviços de TI durante 2021. Também impulsionada por novas demandas da economia digital, a vertical de software cresceu 9,2% – enquanto os gastos de telecom teriam avançado apenas 1,9%.

Notícias relacionadas

A dinâmica não foi suficiente para tirar as telecomunicações do posto mais relevante da cadeia de software e serviços de TICs: considerando todos os gastos do segmento no Brasil, o setor ainda teria 44,4% do montante investido, apontou o estudo.

ISSTIC: Indústria de software e serviços em tecnologia da informação e comunicação (TIC)

"Cabe mencionar que o país é um dos grandes players mundiais em telecomunicações, abrigando aproximadamente um terço da população da América Latina, e é o maior mercado de telecom da região", apontou a Softex. "Apesar da importância, o segmento registrou o menor aumento médio entre os subsetores avaliados, de 1,7% por ano, e queda na participação na ISSTIC de três pontos percentuais no período".

Panorama

Ao todo, a agência de promoção avalia que 135,3 mil empresas de software e serviços de TICs existam no Brasil. No geral, o crescimento do número de firmas tem sido "suave", com uma média anual de crescimento de 2,2% entre 2006 e 2019. Sozinha, telecom teve um aumento de 8,7% no mesmo período.

Já do ponto de vista da força de trabalho, as empresas de software e serviços de TICs teriam em média oito funcionários. A situação muda de figura no caso das empresas de telecomunicações, onde o corpo médio de colaboradores seria de 16 pessoas. Ao todo, 957 mil profissionais em toda a cadeia de software e serviços foram calculados pela Softex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!