[Publicado originalmente no Mobile Time] A Netflix (Android, iOS) registrou uma queda de 970 mil assinantes no segundo trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, segundo resultado financeiro divulgado na tarde desta terça-feira, 19. Mas, mesmo com essa redução, a ação da companhia registrou um aumento de 5,61% com o papel negociado a US$ 201,6 no aftermarket da Nasdaq às 17h28 (horário de Brasília).
A alta ocorreu devido à perda de clientes ser menor que o esperado. Em março deste ano, a companhia anunciou que previa um recuo entre 1,5 milhão e 2 milhões de clientes entre o primeiro e o segundo trimestre de 2022, um movimento puxado pela forte competição no mercado de streaming. Na época, a Netflix registrou a perda de 200 mil assinantes, o primeiro revés em uma década.
Por outro lado, na comparação ano a ano, o reporte desta terça-feira mostra que a Netflix teve um aumento de 5,5% no número de usuários, indo para 220,6 milhões, ante 209 milhões do segundo trimestre de 2021. Ainda assim, o resultado tem um recuo contra 221,6 milhões de assinantes que possuía no primeiro trimestre de 2022.
Por região, Estados Unidos e Canadá foram os mercados onde a Netflix mais perdeu assinantes, com redução de 1 milhão, seguidos por África, Europa e Oriente Médio (perda de 700 mil). Por outro lado, Ásia Pacífico adicionou 1,1 milhão de assinantes e América Latina mais 100 mil, ajudando a compensar os cancelamentos nas outras regiões.
Geral
A Netflix terminou o segundo trimestre com uma receita de US$ 8 bilhões, alta de 9% contra US$ 7,3 bilhões de um ano antes. O lucro operacional registrou um recuo de US$ 1,5 bilhão contra US$ 1,8 bilhão do segundo trimestre de 2021. E o lucro líquido passou de US$ 1,3 bilhão para US$ 1,4 bilhão, incremento de 1,7%.
Importante dizer que o faturamento sofreu um revés de US$ 339 milhões pelo fortalecimento do dólar na comparação com outras moedas estrangeiras. Atualmente, o mercado que engloba EUA e Canadá representa apenas um terço do faturamento da Netflix.
Outro dado interno destacado é o fato de que a quarta temporada da série Stranger Things teve 1,3 bilhão de horas assistidas no primeiro mês de exibição. Com isso, a série se tornou a mais assistida em seu catálogo.