Pulverização, venda ou fusão são as alternativas da BrT

Segundo uma fonte que fez parte das negociações de venda da participação da Telecom Italia na Brasil Telecom (BrT) para os fundos de pensão e o Citibank, há agora três alternativas para a concessionária: pulverizar o controle, seguindo o caminho em que a Oi (ex-Telemar) não teve sucesso no ano passado; ser vendida para um outro grupo; ou fundir-se com a Oi. Sobre os boatos em torno do interesse da Portugal Telecom pela BrT, a fonte esclarece: ?Não há nenhuma negociação em curso para a venda à Portugal Telecom ou qualquer outra companhia até agora. Houve apenas sondagens normais de mercado?.
Questionado se o Citibank estaria mais interessado em vender sua participação na BrT num futuro próximo do que os fundos de pensão, o executivo respondeu: ?Sim e não. Por um lado, é natural que fundos de pensão sejam investidores de mais longo prazo que um banco estrangeiro, um investidor financeiro. Por outro lado, com o cenário de consolidação do setor de telecomunicações no Brasil, não me parece que o Citibank esteja com pressa de sair?. Explica-se: uma possível fusão com a Oi geraria uma valorização do ativo.
A proposta de US$ 515 milhões para a Telecom Italia foi feita pelos fundos de pensão, mas a Techold irá exercer seu direito de preferência, cujo prazo é de 30 dias. A compra deve ser feita com aporte de capital dos acionistas da Techold e talvez com ajuda de algum financiamento, obtido possivelmente na forma de lançamento de debêntures. O Citibank não deve aportar recursos.

Notícias relacionadas
Aliás, fundos e Citibank discutem, agora, como ficará o acordo de put pelo qual o Citi tem a opção de venda de suas ações para os fundos pelo valor de R$ 1 bilhão (corrigidos desde 2005). O banco norte-americano não deve exercer esta opção, até porque ainda haveria impeditivos judiciais para isso.
A fonte garante ainda que não há nenhuma negociação em curso para comprar a participação do Opportunity na BrT. Tampouco houve trégua na briga judicial travada entre o grupo de Dantas, de um lado, e fundos e Citi, do outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!