A região da América Latina encerrou 2005 com um total de 8,9 mil postos de atendimento (PAs) em IP puro nos contact centers e a expectativa é de que até 2011 cerca de 40% do total de vendas de PAs na região seja de posições de atendimento IP.
A informação é parte de um estudo realizado pela consultoria Frost & Sullivan, apresentado pela analista Kristin Crispin durante a abertura do Seminário Call Center em IP, realizado nesta quarta-feira (19), em São Paulo, pela Converge Eventos e pela revista TI INSIDE. O estudo indica que metade desses 8,9 mil PAs IP registrados no ano passado estão no Brasil, outros 20% se distribuem pelo Cone Sul, 15% estão no México e os 15% restantes se dividem entre a região andina, América Central e Caribe.
Resistência
O sócio da Contact Center Consulting, Kendi Sakamoto, acredita que uma barreira cultural ainda deva ser vencida para que a adoção de contact centers baseados em IP tenha um impulso significativo. ?A solução existe, funciona e é segura; mas existe uma resistência ao novo?, comenta. Ele salienta que a migração para soluções IP deve aumentar na medida em que os equipamentos legados são amortizados. A tendência é que todas as novas aquisições sejam de PAs IP. ?Quando as grandes instituições financeiras e as operadoras de telecomunicações aderirem ao contact center IP, elas puxarão a fila e o números de postos de atendimento IP crescerá consideravelmente?, disse ele.