Sateliot escolhe Exolaunch para gerenciamento no lançamento de satélites

Imagem: Divulgação/Sateliot

A Exolaunch, empresa de gerenciamento de missões de lançamento, foi escolhida pela Sateliot para serviços de lançamento e implantação dos primeiros satélites da constelação da operadora espanhola. É a primeira colaboração entre as duas empresas.

A Sateliot é uma companhia que prepara a cobertura 5G para Internet das Coisas (IoT) por meio de nanossatélites de órbita terrestre baixa (LEO, em inglês). A empresa está construindo uma constelação de 250 satélites baseada em Barcelona, na Espanha, e San Diego, nos Estados Unidos.

Por outro lado, a Exolaunch soma 26 missões que envolveram 390 satélites ao longo de uma década de experiência.

Notícias relacionadas

De acordo com as companhias, a Sateliot deve se beneficiar dos serviços de gerenciamento de missões da Exolaunch para alavancar um sistema conteinerizado de separação de satélites em voo, denominado EXOpod Nova, o que será importante na implementação dos satélites da própria Sateliot.

Vale lembrar que a operadora espanhola tem contratados com a SpaceX o lançamento de quatro satélites, algo previsto para ocorrer ainda neste ano. Os serviços da Exolaunch para a Sateliot serão prestados durante a missão (a Transporter-11 Rideshare).

"A parceria com a Exolaunch é um marco significativo para a Sateliot enquanto continuamos nossa missão de revolucionar a conectividade 5G IoT a partir do espaço. Com a expertise e os serviços industriais Exolaunch, estamos confiantes no lançamento e na implantação bem-sucedida de nossos próximos quatro satélites, avançando ainda mais nossa visão de conectividade IoT ubíqua", afirma Jaume Sanpera, CEO da Sateliot.

"Este acordo destaca a dedicação da Exolaunch em facilitar o crescimento e o sucesso de empresas europeias inovadoras como a Sateliot. A Exolaunch se orgulha de fornecer nossos serviços e tecnologia líderes da indústria para apoiar a visão da Sateliot de avançar a conectividade 5G IoT a partir do espaço", diz Pablo Lobo, gerente de missão da Exolaunch.

Planos

A Sateliot tem planos de chegar a 1 bilhão de euros de faturamento até 2030. Entre os investidores por trás do projeto estão o Evonexus (braço de investimentos apoiado por Qualcomm e Verizon), Cellnex, Indra e parceiros da GSMA e da ESA (a Agência Espacial Europeia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!