No Senado, MCom defende não contingenciamento do Fust e Funttel

Foto: Pixabay

O não contingenciamento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) é um fator chave para garantir a expansão da conectividade no Brasil, afirmou o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Hermano Tercius, durante Seminário da Câmara Temática de Comunicações, organizado pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) no Senado Federal.

Segundo Tercius, o fundo setorial é importante para a implementação de políticas públicas como o Norte e Nordeste Conectados e Escolas Conectadas.

"Hoje debatemos os principais projetos e desafios do Ministério das Comunicações, em especial os projetos que estão sendo agora financiados pelo Fust, que pela primeira vez conseguimos liberar, depois de 23 anos, e mostramos aqui a importância dos parlamentares apoiarem os Projetos de Leis que vedam o contingenciamento do Fust e do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações)", enfatizou Hermano Tercius.

Notícias relacionadas

Ele prosseguiu. "São dois fundos importantíssimos e são essenciais esses PLs de vedação dos seus contingenciamentos, para que nós possamos seguir avançando nas telecomunicações do Brasil e na inclusão digital dos brasileiros", completou o secretário sobre os projetos de lei n° 77/2022 e º 81, de 2022, para evitar o contingenciamento do Fust e do Funttel.

O mesmo entendimento tem a senadora professora Dorinha (União Brasil/TO), que presidia a mesa de debate. Ela também reforçou a importância de dar andamento os projetos de lei para a modernização dos fundos de telecomunicações.

"Vimos aqui que nós temos vários desafios significativos e atribuo aqui aos recursos financeiros. A questão do não contingenciamento do Fust é uma luta e o interesse era acabar com tudo na época. Hoje vivemos um outro desafio para pensar na questão dos recursos", comentou.

"O Ministério tomou a iniciativa de propor alteração pontual na regulamentação, objetivando a efetiva utilização do Fust na modalidade do benefício fiscal. Tal medida permitirá a aplicação de mais de R$ 1 bilhão, que podem conectar até 25 mil escolas públicas brasileiras", ressaltou Tercius, na sua manifestação.

Reconhecimento

Representando o setor privado, a diretora de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis, Daniela Martins, pontou o trabalho realizado pelo Ministério das Comunicações, que pela primeira vez na história conseguiu utilizar o fundo setorial.

"Em 20 anos de arrecadação, a gente tem 8,3% desses recursos utilizados pelo setor. Esses fundos foram criados para fazer políticas públicas. Se a gente tem mais 90% desses recursos não utilizados no setor de telecomunicações, a gente está deixando de levar conectividade para o cidadão. O Brasil perde conectividade", disse Martins.

(Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!