O grupo BRFibra, controlador das empresas BrFibra, BRDigital e Commcorp, anuncia nesta segunda, dia 22, a unificação das marcas sob o guarda-chuva BR.Digital Telecom. Serão as mesmas três unidades de negócio, mas com agora com uma marca comum: a BR.Digital Wholesale, voltada para o mercado de atacado (capacidade para outras operadoras); a BR.Digital Corporate, para o mercado empresarial; e a BR.Digital Provider, para o mercado de ISPs. Segundo Nicolas Linné, CFO da companhia, depois de 25 anos de atuação e com a integração cada vez maior dos negócios, fazia sentido uma nova marca. Isso não quer dizer que as unidades de negócio serão alteradas. "Manteremos o foco nos mesmos segmentos".
Agora como BR.Digital Telecom, a empresa atua em várias frentes: como provedor de capacidade para grandes empresas, como prestador de serviço e no atendimento a pequenos e médios ISPs. O grupo pode sentir os impactos da crise, portanto, em diferentes perfis de clientes. Segundo Nicolas Linné, houve sim algum reflexo que exigiram renegociação de contratos e um pequeno aumento da inadimplência, mas houve também uma demanda por aumento de capacidade.
"O que vimos foi uma mudança grande no padrão do tráfego, que era forte no acesso residencial durante a noite e intenso no corporativo durante o dia. Ele ficou mais uniforme, mas foi possível atender a esta mudança de demanda". Nicolas Linné ressalta que ainda que o ano não vá apresentar o mesmo crescimento esperado inicialmente, deve haver expansão do mercado de redes e serviços para banda larga.
O grupo tem hoje 35 mil km em fibra e 10 mil km em redes metropolitanas, atende as grandes operadoras em 9 mil circuitos, mais de 700 ISPs com 3 mil circuitos corporativos. "As 400 cidades em que atuamos representam 90% do PIB", diz o CFO.