Decreto autoriza integração das redes de telecomunicações do Brasil e Peru

Brasil e Peru vão integrar as redes de telecomunicações. O acordo foi assinado em 2013, mas só foi autorizado pelo Senado Federal agora, por meio do Decreto Legislativo 87/2017 publicado na última sexta-feira, 16. O documento prevê que as chamadas telefônicas entre as cidades de fronteira dos dois países sejam cobradas como ligações locais, permitindo a redução do preço das ligações para os consumidores.

O "projeto piloto" será implantado nas cidades de Assis Brasil, do lado brasileiro, e de Iñapari e Iberia, do lado peruano. Um dos objetivos do acordo é a evitar o chamado "roaming inadvertido" (quando é cobrado o roaming internacional por conta da proximidade das antenas, mas efetivamente o usuário não saiu de sua cidade) o que, além dos custos,  pode também causar interferências prejudiciais à qualidade do serviço.

Há previsão de expansão do modelo para outras regiões fronteiriças e demais países da América do Sul com base nos resultados do "projeto piloto". Já existem negociações para o estabelecimento de acordos parecidos com a Argentina, Uruguai e Paraguai. Está em negociação ainda o estabelecimento de acordo entre o Mercosul e a União Europeia que trata, entre outros assuntos, também da redução dos custos de roaming.

Notícias relacionadas

Os ministérios das Comunicações dos dois países e as agências reguladoras – Anatel e Organismo Supervisor de Inversión Privada em Telecomunicaciones (Osiptel) ficarão responsáveis pela supervisão do acordo. Será criado um Comitê de Coordenação Técnica que vai definir os protocolos técnicos da integração.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!