Teles estão próximas a acordo para manter antenas no Rio e em São Paulo

As ofensivas das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro contra a proliferação de antenas ‘irregulares’ estão próximas de um fim. Em meio a negociações, as administrações das duas cidades e o SindiTelebrasil — sindicato das operadoras de telecomunicações — conseguiram pontos de consenso e estão prestes a entrar em um acordo.

Notícias relacionadas
Segundo o diretor do SindiTelebrasil, Carlos Duprat, há 45 dias, representantes da entidade estiveram reunidos com o prefeito carioca Eduardo Paes. No encontro, ficou acordado que a municipalidade estenderá o prazo para o cumprimento do Decreto 34622/11, que determina a remoção das antenas irregularidades na cidade. Desta maneira as empresas passariam a ter mais seis meses para iniciar um trabalho de regularização das antenas, adequando-as às exigências urbanísticas da prefeitura.

Em troca da extensão do prazo, os equipamentos que estão colocados na orla seriam trocados por infraestruturas menos agressivas à paisagem das praias cariocas. O projeto inicial, que deve começar nos próximos meses, parte de uma experiência em Copacabana.

No entanto, a execução do plano não é tão simples, e passa pela expedição de licenças para obras, uma vez que parte daquilo que hoje está nas antenas ficará ‘enterrado’ em dutos que serão construídos; e de negociações com a Light, concessionária de energia elétrica da cidade para fornecer energia aos equipamentos das operadoras, e com os quiosques à beira mar, que receberão pequenas antenas para propagar o sinal da telefonia móvel. “É um trabalho de mimetização, que em um primeiro momento será feito na orla da praia de Copacabana, mas a tendência é que seja ampliado para outros locais”.

São Paulo

Já na capital paulista, as negociações estão mais incipientes. Há poucas semanas o SindiTelebrasil teve um encontro com o prefeito Gilberto Kassab, que, segundo Duprat, se mostrou sensível às dificuldades das operadoras. “O problema, no entanto, é de uma Lei antiga na cidade e envolve um processo movido pela procuradoria do Município”.

Para tentar uma solução, foi criado um grupo de trabalho envolvendo representantes do poder público e da iniciativa privada. Eles vão discutir as alternativas para garantir o sinal das operadoras em funcionamento, reduzindo impactos na paisagem da cidade.

Na visão de Carlos Duprat, a solução para o problema na cidade de São Paulo tende a ser semelhante à apontada no Rio de Janeiro: construção de mais infraestrutura subterrânea e compartilhamento de antenas, na medida do possível.

Atualmente a cidade de São Paulo pede na Justiça a retirada de quase três mil antenas, consideradas irregulares. Sobre o assunto, o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, justificou que as operadoras estão em situação pouco confortável para atender as exigências de cobertura da Anatel e Governo Federal e ainda cumprir com as centenas de regras municipais, que restringem a construção de infraestrutura. “Em telefonia móvel, antenas e qualidade são coisas que andam juntas. E, se algumas estão irregulares é porque as empresas precisam ter sinal, para não sofrer cobranças dos reguladores e dos órgãos de proteção ao consumidor”.

4G

Agora, com a chegada do 4G, a tendência é que a situação seja um pouco mais dramática. Afinal, pelos cálculos do SindiTelebrasil, a implantação da tecnologia LTE nas faixas de 2,5 GHz exigirá um número três maior de antenas instaladas na comparação com a cobertura da tecnologia de 3G. Outro problema para o setor será atender às exigências de cobertura do Governo no prazo estipulado no edital de licitação do 4G: até a Copa das Confederações, em 2013, será necessário cobrir com a tecnologia aos menos seis cidades. “A boa notícia é que vamos investir mais em infraestrutura. A má é que se ela não for por cima, será terrestre”, ironiza Levy.

Os executivos do SindiTelebrasil participaram nesta terça, 19, do 30º Encontro Tele.Síntese, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!