CableLabs propõe colaboração entre cabo e teles por padrões abertos

TV a cabo e telefonia podem estar de lados opostos no cenário competitivo, sobretudo nos EUA, onde a disputa no mercado de banda larga é acirrada entre estes dois setores e a concorrência no mercado de vídeo e voz é intensa. Mas uma mensagem interessante foi dada no último dia da NXTComm 2008, evento das empresas de telefonia que aconteceu esta semana em Las Vegas. O presidente do CableLabs, Richard Green, fez uma palestra no evento, defendendo a união de esforços das duas indústrias em busca de objetivos comuns.
Ele lembrou que a operadora de cabo Cox já é hoje a quarta empresa de telefonia, e que a tele Verizon já figura entre as 10 maiores operadoras de TV paga dos EUA. "Os EUA continuarão a se beneficiar da competição entre as empresas. Mas nós também compartilhamos causas comuns e podemos nos beneficiar de uma postura de cooperação", disse Green, convidando as teles a adotarem propostas do CableLabs, como o padrão Tru2Way para a integração de dispositivos domésticos e elementos de rede. "Se todos concordarem em utilizar a plataforma Java e APIs abertos, podemos poupar esforços no desenvolvimento de aplicativos", disse Green.
Existe um porém a ser observado: as duas maiores operadoras de telefonia dos EUA, Verizon e AT&T, estão utilizando em suas operações de TV paga tecnologia proprietária e também são parceiras da Microsoft, que não é exatamente uma entusiasta das plataformas Java. De qualquer maneira o esforço do CableLabs para tentar trazer à indústria de telefonia uma perspectiva mais colaborativa foi simbolicamente importante. A palestra integral do CEO do CableLabs está disponível na homepage do site TELETIME.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!