A Alcatel-Lucent está investindo forte em home care e deverá otimizar o serviço de atendimento remoto que as operadoras prestam aos usuários por meio de suas soluções. Trata-se de um passo além do serviço que já é prestado hoje em televisão paga, que presta assistência técnica aos clientes à distância. A idéia é ter um serviço semelhante, porém mais avançado, na área de telecomunicação e em TV sobre par de cobre trançado. Neste sentido, a Alcatel-Lucent acaba de adquirir a Motive Inc., uma empresa provedora de serviços de gerenciamento de software para banda larga e serviços de dados móveis. O negócio foi concluído por US$ 2,23 por ação, ou um total aproximado de US$ 67,8 milhões.
No Brasil, os produtos da Motive já estão instalados na Telefônica e Oi, através da parceria da provedora com a Alcatel-Lucent. "A aquisição mostra que damos prioridade a isto (home care)", disse o presidente da Alcatel-Lucent no Brasil, Jonio Foigel.
Agora, todo o serviço poderá ser consolidado, para que cada vez mais as operadoras não precisem enviar funcionários no domicílio dos usuários, por mais que eles sejam agnósticos em tecnologia. Bastará ligar para um call center e receber orientação por telefone. Assim, a operadora poderá reconfigurar o sistema, corrigir um defeito, programar, instalar modem, ADSL ou IPTV, como ocorre atualmente em TV a cabo, "porém de forma mais limitada", compara Foigel. "A Motive tinha uma parte desses nossos programas e agora a estamos comprando para incorporar na nossa empresa, com o objetivo de ter um produto mais otimizado e atender melhor a operadora".
Redução de custos
A consolidação do atendimento à distância reduz o custo para quem compra, porque não tem que pagar instalador, e para quem vende, porque não precisa enviar funcionário qualificado, diz Foigel. O cliente pode ser corporativo ou residencial.
A aquisição ocorre após um relacionamento de três anos entre as duas empresas. A Motive tem 300 funcionários mundialmente, com pesquisa e desenvolvimento em Austin, no Texas, onde está sua matriz, e Bangalore, na Índia. Após a integração fará parte da divisão de acesso fixo da Alcatel-Lucent, dentro do grupo de negócios com operadoras.