Siemens e Nokia juntam forças na área de redes

Siemens e Nokia anunciaram nesta segunda-feira, 19, a formação de uma joint venture que abrigará as áreas de redes e equipamentos de telecomunicações das duas empresas. A nova companhia se chamará Nokia Siemens Networks com 50% de capital para cada lado. A receita inicial é estimada em 15,8 bilhões de euros com base no faturamento das respectivas áreas em 2005, sendo que 6,6 bilhões são provenientes da Nokia e 9,2 bilhões da Siemens. Com a fusão, a expectativa é que Siemens e Nokia economizem cerca 1,5 bilhão de euros anualmente até 2010.
Aluizio Byrro, vice-presidente da Siemens Com (divisão de telecomunicações da empresa), explica que a área de enterprise, assim como a divisão de handsets da Nokia, não entraram no negócio. ?Nossa participação nessa joint venture será apenas da área de redes, fixas e móveis?, diz o executivo. No entanto, a área de enterprise da companhia já está sendo negociada, conforme afirmou o presidente-executivo, Klaus Kleinfeld, durante entrevista coletiva, também nesta segunda, na Alemanha. ?Estamos em sérias negociações com alguns parceiros?, afirmou. Ele não revelou quais são eles, mas disse que a Siemens não tem intenção de manter participação significativa no negócio.
A Nokia Siemens ocupará o terceiro lugar no ranking de participação de mercado com 16%, atrás da líder Ericsson que tem 17% e da Alcatel/Lucent com 16,95%. ?Seremos a terceira maior; uma empresa mais forte e mais focada. Há uma erosão de preços fortíssima, os competidores estão fortíssimos, por isso é necessário que empresas complementares se aliem?, afirma Byrro.

Notícias relacionadas

Demissões

A Siemens Com não está sendo fundida em sua totalidade com a Nokia, o que, entretanto, não impediu a extinção do cargo de Byrro. ?A nova empresa precisará de diretores aqui no Brasil, isso (a possibilidade de perder o emprego) não me preocupa, pois tenho 35 anos de casa e, na minha opinião, tenho desenvolvido um excelente trabalho?, respondeu categoricamente.
A redução de custos virá da eliminação de funções sobrepostas, da melhor utilização da força de vendas e marketing conjuntos, redução dos custos indiretos e mais eficiência em pesquisa e desenvolvimento. Inicialmente a operação contará com 60 mil empregados, mas nos próximos quatro anos haverá um corte de 10% a 15%. Byrro não quis comentar sobre cortes no Brasil. Disse apenas que é muito cedo para qualquer estimativa.
A Nokia Siemens Networks terá sua matriz operacional em Helsinki, Finlândia, e uma matriz regional em Munique, na Alemanha, onde três das futuras cinco divisões da nova empresa estarão localizadas. A Siemens e a Nokia tocarão os negócios normalmente até 31 de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2007, começa a funcionar a nova companhia, se não houver nenhum atraso de caráter regulatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!