Opera Mini deve alcançar até 200 milhões de usuários ao fim do ano

O browser Opera Mini, criado especialmente para celulares, deve alcançar até o fim do ano entre 100 e 200 milhões de usuários no mundo inteiro. Essa é a expectativa do chief standards officer da Opera, Charles McCathieNevile, que participou do 9º Tela Viva Móvel nesta quarta-feira, 19, em São Paulo. Em março, no último levantamento divulgado pela empresa, eram 55,2 milhões de usuários. Esta é a quantidade de pessoas que efetivamente utilizaram o navegador naquele mês e não o número de usuários que têm o software instalado em seus telefones, esclarece McCathieNevile. O Opera Mini vem crescendo rapidamente a sua base de usuários: em dezembro de 2008 eram 17,8 milhões. Os países que mais utilizam o aplicativo atualmente são: Rússia, Indonésia, Índia, China, Ucrânia, África do Sul, Nigéria, EUA, Vietnã e Reino Unido.
A receita da Opera vem principalmente de serviços de programação e licenciamento de navegadores para clientes como fabricantes de aparelhos e operadoras móveis. No Brasil, a TIM é uma das clientes da empresa. Outra fonte de receita é o mobile advertising, que hoje se limita à definição dos bookmarks que vêm pré-configurados no aplicativo.
McCathieNevile aproveitou sua palestra para passar uma mensagem: "O dinheiro da internet móvel não estará nos poucos milhões de usuários de iPhone, mas nos bilhões de usuários que acessarão a web através de celulares básicos".
Segundo dados apresentados pelo executivo, em maio de 2005, a web móvel representou apenas 2,3% dos acessos mundiais à internet. Ainda é pouco, mas já se percebe um crescimento sensível em relação a um ano antes, quando fora apenas 0,86%. No Brasil, no mesmo intervalo de tempo, a participação dos acessos móveis subiu de 0,1% para 0,34%.
Brasil
O executivo apresentou alguns números sobre a utilização do Opera Mini no Brasil. De outubro de 2008 a outubro de 2009, houve um crescimento de 113,3% da base de usuários do navegador no País e de 322,5% no número de páginas acessadas. Em outubro de 2009, os modelos de aparelhos que mais utilizaram o Opera Mini no Brasil foram, nessa ordem: Sony Ericsson W80, Nokia 5000, Nokia 5310, Nokia 5130, Nokia N95 e Nokia E71.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.