Critérios para aceitação de aplicativos nas lojas são pouco transparentes, diz desenvolvedor

Demorado processo de aprovação e critérios poucos transparentes aliados à dificuldade de o usuário achar o que procura são os principais desafios a serem vencidos pelas lojas de aplicativos, na visão de Luis Carlos Pereira, sócio-diretor da desenvolvedora Meritia. "Às vezes um aplicativo precisa ser apresentado três ou quatro vezes para ser aprovado. Os critérios são pouco transparentes", afirma ele, referindo-se ao processo de colocar um aplicativo em uma application store. Em muitos casos, segundo Pereira, os aplicativos são sazonais, e por isso o processo de aprovação precisaria ser mais rápido.
A única loja que não analisa os aplicativos é o Android. Segundo ele, o Google acredita que o mercado se auto-regulará, independentemente do controle dos donos das lojas. Ou seja, os próprios usuários se encarregarão de eleger os melhores aplicativos e descartar os ruins. A Meritia desenvolve aplicativos para diversas empresas e normalmente eles são gratuitos.
Hoje metade dos downloads dos apps desenvolvidos pela Meritia são efetuados do iPhone e a outra metade se divide entre as outras lojas, como Android, Windows Mobile e RIM. Inclusive os pedidos das companhias têm refletido a migração do sistema operacional que está havendo entre os fabricantes. Motorola e HTC, por exemplo, usavam Windows Mobile e hoje usam Android. "No passado desenvolvia muito mais para Windows Mobile", revela.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!