Em Portugal, banda larga móvel ultrapassa a fixa

Enquanto o Brasil engatinha no provimento de acesso móvel à internet, em Portugal a banda larga móvel já ultrapassou a fixa em número de usuários, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 19, pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) – o órgão regulador do setor naquele país.
Ao final do primeiro trimestre do ano, Portugal tinha 1,71 milhão de usuários de banda larga móvel e 1,58 milhão de acessos fixos à internet, dos quais 1,52 milhão em conexões banda larga. No último trimestre do ano passado foram adicionados mais 259 mil usuários de internet móvel, o que é 18% maior frente o trimestre anterior e 99% a mais na comparação com o mesmo período de 2007. Além do elevado crescimento, a Anacom chama a atenção para o aumento dos usuários ativos, que cresceu 20%, na comparação com o trimestre anterior, chegando a 793 mil. Comparando com o primeiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 152%. Com relação ao volume de tráfego, a agência reguladora de Portugal informa que este cresceu 40% em comparação com o último trimestre do ano passado.
Ao lado desse crescimento acelerado da internet móvel, a internet fixa vem perdendo espaço. Algo que deve demorar ainda algum tempo para acontecer no Brasil, se é que isso um dia venha a ocorrer de fato. Aqui as operadoras incumbents ainda registram altas vendas dos seus pacotes de banda larga. Mas em Portugal, este serviço caiu 0,2% comparando com o trimestre anterior e 3,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A Anacom explica que a redução do número de clientes de banda larga fixa foi provocada pela diminuição de 3% do número de clientes em ADSL.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!