"É melhor construirmos novos modelos rapidamente", diz News Corp

Peter Chernin, CEO da News Corp., é um desses executivos que frequentam assiduamente os grandes encontros da indústria. Sempre disponível para tornar públicas as suas opiniões, Chernin esteve na abertura da NCTA Cable 2007 e voltou a participar da mesma sessão na edição de 2008, que acontece esta semana em Nova Orleans. Trata-se do maior encontro da indústria de TV a cabo dos EUA.
Pois observar o que disse Peter Chernin em 2007 e observar o que diz ele em 2008 é um exercício interessante e que revela quanto os grupos de mídia tradicionais, como a News Corp., estão evoluindo frente ao furacão das novas tecnologias digitais. Este ano, de maneira contundente e taxativa, Chernin afirmou: "Eu fico repetindo para mim mesmo: no grau que estamos tentando proteger nossos negócios, estamos fritos. É melhor construirmos novos modelos de negócio rapidamente, antes que os antigos se desfaçam. Se tentarmos nos fechar no nosso mundo, viraremos dinossauros". Foi, talvez, a mais contundente manifestação de um grupo de comunicações tradicional frente à complexidade dos problemas que se colocam na edição deste ano do evento. Em 2007, Chernin ia na mesma linha de raciocínio, mas parecia ainda um tanto receoso. Naquela ocasião, afirmou: "As oportunidades desse novo mundo são muitas, mas os riscos também. Pirataria e preservação dos modelos de negócio viáveis são os principais problemas".
Chernin exemplifica com o filme "Juno", que foi mais comprado pelo serviço iTunes (da Apple) do que pelos serviços de VOD nos EUA. "Não é que as operadoras de TV a cabo estejam fazendo algo errado. Mas existe algo a mais que precisa ser observado". Em vários momentos dos debates que acontecem durante esta edição do evento, por sinal, operadores de cabo constatam que hoje correm o risco de perder audiência para o iPhone, YouTube e outras plataformas de consumo de mídia. Talvez daí saia a preocupação de dar à TV a cabo uma opção de mobilidade rapidamente. "O lado bom de tudo isso é que quanto mais meios surgem para se assistir conteúdo, mais tempo as pessoas passam assistindo conteúdo", disse Philippe Dauman, CEO da Viacom.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!