MP do programa Internet Brasil é aprovada com modificações no Plenário da Câmara

Foto: Najara Araujo/Agência Câmara de Notícias

A Medida Provisória 1.077/2021, que institui o programa Internet Brasil, segue para o Senado com três emendas aprovadas pelos deputados na sessão do Plenário desta terça-feira, 19. Duas delas versam sobre regras para a radiodifusão e uma sobre o prazo de execução dos R$ 3,5 bilhões do repasse do Fust enviados para os estados em abril para promover o acesso à Internet a estudantes e professores da rede pública de ensino.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a emenda da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO). O texto estende, de 31 de dezembro de 2021 para 31 de dezembro de 2023, o prazo para os estados usarem recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) repassados pela União a fim de garantir o acesso à internet a alunos e professores da escola pública.

Esse repasse total de R$ 3,5 bilhões está previsto na Lei 14.172/21, surgida após derrubada de veto total ao PL 3477/20. Segundo alega o governo, os recursos foram repassados aos estados e municípios no começo de abril.

Notícias relacionadas

Emendas da radiodifusão

Uma das emendas aprovadas que envolvem o setor de radiodifusão é a do deputado Cezinha Madureira (PSD-SP). O texto dispensa a apresentação de garantia para o parcelamento de valores de outorga de serviços de radiodifusão de emissoras que migraram de AM para FM, prevendo correção das parcelas apenas pela Taxa Selic. Essa emenda "jabuti" é um dos pontos polêmicos empurrados no Plenário, conforme analisado no podcast do TELETIME.

A emenda do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) passou com a justificativa de que garantiria segurança jurídica à apuração de infração relacionada aos serviços de radiodifusão. O texto aprovado diz que infrações pendentes de julgamento definitivo e em processo de apuração pelo Ministério das Comunicações serão analisadas conforme a mais nova norma que a rege, se ela for mais benéfica que a antiga. Segundo Carvalho, algumas decisões sobre o tema não seguiram a atual mudança normativa e a aplicação de algumas sanções seguiram uma norma ultrapassada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!