Publicidade
Início Newsletter Economia decide até junho se consolida propostas de estudo do 5G em...

Economia decide até junho se consolida propostas de estudo do 5G em um plano estrutural

Coordenador de Economia 4.0 do ME, James Görgen.

As propostas do estudo da Deloitte e PNUD encomendado pelo Ministério da Economia sobre o 5G já foram “filtradas” e agora podem ser encaminhadas para formar um plano estrutural dedicado, ou serem incorporadas em outras estratégias já existentes, o que deve ser decidido até junho. Contudo, a implantação de algumas das ações passam pela necessidade de adequação legislativa, sobretudo para permitir que o uso de recursos públicos de fundos setoriais possam abranger também outras áreas, como software e capacitação. 

Coordenador de Economia 4.0 do ME, James Görgen, contou que esses serão os próximos passos da pasta durante o webinar 5G Brasil: Recomendação de Políticas Públicas, evento realizado nesta terça-feira, 19, por TELETIME com patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “Já estamos trabalhando no estudo finalizado há algumas semanas, e a ideia agora é fazer um filtro das ações para a gente começar a endereçar as ações”, disse (confira aqui a íntegra do estudo). 

O Ministério da Economia ainda precisará decidir como fazer isso. O coordenador mencionou que a secretária especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) da pasta, Danielle Marques, está analisando se será um plano estrutural ou se as ações serão diluídas em programas como a Estratégia de Transformação Digital (e-Digital). Mas Görgen afirma que em breve será revelada essa operacionalização. “A gente pretende apresentar isso em breve, nos próximos dois meses, para a sociedade em geral discutir.”

Notícias relacionadas

Paralelamente, será necessário um “trabalho hercúleo” no Legislativo. Isso porque os fundos setoriais têm outras prioridades no momento, e o estudo indica que será preciso aumentar o escopo para abranger também as aplicações. “O que temos pela frente é um trabalho muito grande de ações não [apenas] do 5G, mas que são lacunas de setor de software e TICs, como questões de desenvolvimento de capital humano, capacitação de profissionais e a área de fundos de recursos públicos”, declara. 

Papel do governo

Görgen argumenta que os fundos são muito focados em infraestrutura e hardware, e que é necessário “uma visão mais direcionada de como os recursos podem ser otimizados”. Citando levantamentos de entidades como ABES, Brascomm e CNI, ele afirma que a pasta identificou mais de 60 fontes de financiamento e recursos disponíveis, mas de forma dispersa. “Precisamos concatenar e ligar isso.”

O coordenador de Economia 4.0 do Ministério da Economia coloca que o papel do governo é de trabalhar na coordenação desses projetos, como aconteceu nos benchmarks internacionais em países como Estados Unidos, China e Coreia do Sul. “Nada pode ser feito sem que seja encadeado pelo Estado”, diz, ressaltando a “posição casada” de atração de recursos privados em conjunto com o uso dos fundos públicos. 

O mote central é a possibilidade de produção nacional em software e aplicações, com possibilidade de entrada no mercado internacional. “Nós realmente acreditamos que podemos competir de igual para igual [com outros países]. Pensando nisso, já estamos trabalhando para um alinhamento por boa parte das estratégias do e-Digital”, declara o coordenador-geral de Economia 4.0 e Propriedade Intelectual do Ministério da Economia, Felipe Augusto Machado. Ele afirmou que já conversou com o Ministério das Comunicações e pretende procurar outras pastas para ajudar a construir e refinar o programa. “O segmento pode ser específico de software, mas as soluções para os gargalos são claramente multissetoriais, com clusters de ações”, declarou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile