70% das linhas em MVNOs autorizadas estão em máquinas

Foto: Pixabay

[Publicado no Mobile Time] Da base de acessos em serviço de operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês) autorizadas, 69,7% são de linhas em comunicação máquina-a-máquina (M2M). Para efeito de comparação, nas operadoras tradicionais as máquinas respondem por 11,7% do total. O restante está em celulares, smartphones e tablets. Os números fazem parte do Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações – telefonia móvel elaborado pela Anatel e publicado nesta segunda-feira, 19.

Nas MVNOs autorizadas, somente 30,3% da base são acessos padrão, enquanto os 69,7% restantes se dividem entre pontos de serviço e M2M, ou seja, máquinas.

O Brasil encerrou o ano de 2020 com 105 MVNOs, sendo 95 credenciadas e 10 autorizadas. Dentre essas últimas, somente quatro tinham linhas em serviço em dezembro passado: Americanet, Datora, Safra e Surf Telecom.

Notícias relacionadas

A agência reguladora divide os acessos móveis em três tipos: padrão, ponto de serviço e máquina-a-máquina. O padrão é quando o chip está em celulares, smartphones e tablets. É chamado de ponto de serviço o acesso em máquinas de POS, ou seja, maquininhas de cartão, que geralmente ficam em algum estabelecimento comercial e demandam baixo tráfego de dados. E M2M é quando o chip está em máquinas variadas, como dispositivos de IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!