Algar, Sky e Box Brazil lançam plataformas OTT

Como parte da estratégia para combater as empresas over-the-top (OTT) de vídeo, três empresas em diferentes posições desse mercado vão oferecer plataformas de vídeo sob demanda. A programadora independente Box Brazil lançará na quinta-feira, 20, o serviço de VOD reunindo conteúdo dos quatro canais lineares da companhia. Já a operadora mineira Algar Telecom deverá lançar nos próximos dias uma plataforma OTT de olho na oferta de bundles com a banda larga. E a operadora de TV por satélite (DTH) Sky Brasil deverá oferecer uma atualização do seu serviço de streaming com VOD e conteúdo linear. Representantes das empresas anunciaram esses lançamentos durante o painel no evento NexTV, realizado em São Paulo nesta quarta-feira, 20.

"A gente vai lançar nos próximos dois meses o Sky Play, que é uma evolução do Sky Online e com 5 mil títulos, mas também canal linear, VOD, filmes e séries", declarou o vice-presidente de marketing e programação da Sky Brasil, Agrício Silva Neto. Esse OTT da empresa estará disponível tanto para o cliente pós quanto para o pré-pago. Na avaliação dele, o costume do brasileiro de lidar com o modelo de recargas no celular ajuda na penetração desse tipo de cobrança na TV. "O pré-pago na verdade atinge um monte de gente, seja numa segunda residência ou na principal, o usuário quer diminuir gastos internos. Então claro que vamos estender tudo para o pré",

Mas ele ressalta que o produto principal da empresa continua sendo a entrega do conteúdo linear por DTH, e que a falta de conectividade ou a baixa velocidade da banda larga são barreiras de entrada. "O mais longe do Sudeste, mais limitador é o produto com Internet", diz. O executivo destaca ainda que programadoras têm seus próprios VODs, sempre através de assinaturas da TV paga, e que o conteúdo ao vivo como esporte e notícia ainda funcionam melhor da forma tradicional e linear.

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O diretor de marketing da Algar, Márcio Jesus Silva, afirma que o lançamento do seu OTT deverá acontecer em "dias ou semanas". Ele confirma que há testes com vídeo linear no qual a empresa avalia a aderência ao produto, mas por enquanto ainda será VOD não-linear. "O ideal seria ter o bundle completo, com também os conteúdos multitela, mas acho que vai ser o caminho que vamos seguir", declara. Até porque permite expandir o alcance desse conteúdo. De acordo com Silva, o ticket médio do assinante de TV paga é de R$ 100, e com essa plataforma OTT será possível explorar o mercado que ainda não é consumidor.

O diretor da Algar reconhece que trazer uma plataforma over-the-top traz desafios para o setor de telecom, mas declara ser inevitável seguir adiante com o empacotamento da banda larga com OTT de maneira eficiente. O lançamento poderá vir nas próximas semanas, segundo informou Silva.

Box Brazil Play

Já a Box Brazil está lançando na quinta-feira, 20, a versão beta do Box Brazil Play em período de testes para convidados, com validação com a Net. A plataforma contará com mais de mil conteúdos on-demand e com a programação ao vivo dos quatro canais lineares em HD. O CEO da empresa, Cícero Aragon, destaca contudo que toda a oferta é em parceria com operadores e vislumbra possibilidades futuras. "Através de trabalho forte com produtores, nossos conteúdos são para todas as janelas. Se no futuro existir possibilidade de receita adicional com parceria com operadores, teremos isso", declara. A programadora conta com 100% dos direitos sobre o conteúdo, ele ressalta.

O Box Brazil Play será composto pelo conteúdo dos canais Fashion TV (sobre moda), Music Box Brazil (música), Prime Box Brazil (cinema) e Travel Box Brazil (viagens). Para ter acesso à solução a partir de maio, basta ser assinante de uma das operadoras que transmitem a programação da empresa (Net, Claro, Vivo, Algar e Sim TV). A solução foi baseada na plataforma OTT da Kaltura e disponibilizada por meio de parceria com a fornecedora Nextvision.

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