Receita da Nokia com handsets caiu 40% no primeiro trimestre

A má fase Nokia parece não ter fim. Os resultados financeiros do primeiro trimestre, divulgados nesta quinta-feira, 19, foram negativos em quase todos os aspectos. A receita líquida da empresa como um todo caiu 29% em um ano, baixando de 10,4 para 7,35 bilhões de euros. Se um ano atrás a Nokia registrara lucro operacional de 439 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2012 a companhia teve prejuízo operacional de 1,34 bilhão de euros. O CEO da Nokia, Stephen Elop, atribuiu o mal resultado ao período de transição que a empresa vive e ao fato de ter enfrentado desafios competitivos maiores que os esperados.

Notícias relacionadas
A reestruturação da companhia e seu esforço de marketing em se reposicionar no mercado de smartphones com a linha Lumia e o uso do Windows Phone ainda não surtiram o efeito desejado. Pelo contrário, o mal desempenho do segmento de telefones celulares é o que mais chama a atenção no balanço. A receita líquida da Nokia com terminais e serviços no primeiro trimestre desabou 40% em comparação com o mesmo período de 2011, baixando de 7,09 bilhões de euros para 4,25 bilhões de euros. O resultado operacional dessa área, que fora de 729 milhões de euros no primeiro trimestre do ano passado, agora representou um prejuízo de 219 milhões de euros. Nesse mesmo intervalo, o volume de unidades vendidas pela Nokia diminuiu 24%, caindo de 108,5 milhões para 82,7 milhões de aparelhos.

O desempenho foi pior entre smartphones: a receita caiu 52% (de 3,5 bilhões de euros para 1,7 bilhão de euros) e o volume de unidades vendidas diminuiu 51% (de 24,2 milhões para 11,9 milhões). Elop disse que a linha Lumia vem desempenhando bem em vendas nos EUA, mas não em outros mercados relevantes, como a Inglaterra.

No segmento de aparelhos de gamas baixa e média, a receita caiu 32% (de 3,4 bilhões de euros para 2,3 bilhões de euros) e o volume de unidades foi reduzido em 16% (de 84,3 milhões para 70,8 milhões). Neste caso, o CEO da Nokia comentou que está havendo uma transformação do mercado, pois os feature phones tradicionais estão enfrentando a competição em preços de modelos full touch. Ele prometeu redesenhar a linha de terminais Série 40 da empresa.

Infraestrutura

A Nokia Siemens Networks, braço de infraestrutura de rede da companhia, em sociedade com a Siemens, teve uma receita líquida de 2,95 bilhões de euros, o que representa uma queda de 7% frente ao primeiro trimestre de 2011. Essa área foi responsável pela maior parte do prejuízo operacional da Nokia no período, tendo respondido por um resultado negativo de 1 bilhão de euros (um ano antes o prejuízo fora de 142 milhões de euros).

A área de localização e comércio foi a única a registrar aumento da receita em comparação com o mesmo período do ano passado, tendo crescido 19% e alcançado 277 milhões de euros. Ainda assim, registrou prejuízo operacional de 94 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!