Telefónica prepara oferta por 12% da Telecom Italia

A Telefónica quer 66% da Olimpia, maior acionista da Telecom Italia, que detém 18% da operadora, aponta o jornal "El Economista", da Espanha, citando fontes próximas da operação. A tele espanhola pagaria 4,8 bilhões de euros por esta posição. Com a concretização do negócio, a Telefónica passará a controlar 12% da Telecom Italia, mantendo o restante de 6% de participação da Olimpia em mãos italianas, como quer o governo. A oferta da Telefónica prevê um preço de 3 euros por ação da Olimpia, sem interferir com a atual gestão da Telecom Italia, caso venham a ter sucesso. Após a desistência da AT&T, a oferta da mexicana América Móvil, do grupo Telmex, é de 2,82 euros por ação, para ficar com 33% do capital da Olimpia.
A possível oferta da Telefónica integra-se à estratégia de não perder posições na América Latina, onde a Telmex é sua principal concorrente. No Brasil a Telefónica, que detém 50% da Vivo junto com a Portugal Telecom, ficaria também com a TIM, segunda no ranking brasileiro, atrás da Vivo.
Outro interessado na Olimpia é o grupo de televisão Mediaset, de propriedade de ex-presidente italiano Silvio Berlusconi, mas que não apresentou, por enquanto, nenhuma proposta concreta. O grupo Pirelli divulgou um comunicado em que afirma que não recebeu nesta quinta-feira, 19, nenhuma nova oferta de compra de parte ou até mesmo da totalidade da sua participação no capital do grupo Olimpia, que controla 18% da Telecom Italia.

Notícias relacionadas
A operadora italiana é detida em 18% pela Olimpia, seguindo-se a Brandes com 5,4%, a Holinvest com 3,68% e a Mediobanca e Assic Generarli com 1,5% cada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!