Telefónica faz caixa e vai às compras

A Telefónica está reunindo capital para pôr em prática sua estratégia de ter total controle sobre uma operadora de telefonia móvel no Brasil. O caixa da empresa está sendo reforçado com a venda da Airwave O2 Ltda. – que presta serviços de comunicações digitais seguras no Reino Unido – para a Guardian Digital Communications. O negócio foi firmado com a Telefónica O2 Europe PLC, filial 100% da Telefónica S.A., e sua filial O2 Holdings Ltd. Ainda nesta quinta-feira, 19, o jornal espanhol El Economista anunciou em sua versão on-line que a Telefónica teria apresentado à Olimpia uma oferta por 12% da Telecom Italia. Outros 6% ficariam em poder de italianos, como quer o governo daquele país. A Olímpia detém 18% da Telecom Italia, constituindo-se em sua maior acionista. O objetivo da Telefónica é ficar com 66% da Olimpia. Para avançar no controle sobre a Telecom Italia e abrir caminho para ficar com a TIM, a Telefónica teria que fazer um investimento muito maior, pois outros 5,4% das ações estão com a Brandes, 3,68% com a Hollinvest e 1,5% com Mediobanca e igual percentual com a Assic Generarli.

Duelo global

O jogo entre as operadoras fixas e móveis é intrincado e envolve interesses em vários países. Com essa oferta pela Telecom Italia, por exemplo, a Telefónica pretende eliminar do negócio sua maior rival na América do Sul, a Telmex, do mexicano Carlos Slim Helú, e impedir que estréie na Europa. Mas não será fácil. A norte-americana AT&T já admite retomar a corrida pela empresa italiana em parceria com a Telmex.

Notícias relacionadas
Enquanto tenta resolver seu problema para ser uma operadora de serviços convergentes de telefonia fixa, móvel e vídeo em todos os países onde está presente na América Latina, por meio de aquisições, a Telefónica trata de garantir fundos suficientes para honrar os pagamentos de aquisições mais imediatas. A Airwave O2 está avaliada em 2,982 bilhões de euros. Com a venda, que será formalizada nesta sexta-feira, 20, a O2 Holdings receberá um valor líquido de 2,86 bilhões de euros, descontada a dívida líquida e outros passivos da companhia.
Se a empresa espanhola vender também a Endemol, como informou tal pretensão à Comissão de Valores Mobiliários de Madri, haverá mais um reforço significativo para seu caixa.
Entre suas opções para atuar de forma plena no mercado brasileiro está a aquisição da TIM ou da participação da Vivo em poder da Portugal Telecom (PT). Acontece que aí entra uma engenharia intrincada. Os acionistas da Telefónica autorizaram o desembolso de 1,5 bilhão de euros para aquisições mais eventuais liquidações de ativos. Ocorre que ainda assim a empresa espanhola não reuniria o montante necessário para comprar a TIM, pois teria que pagar praticamente pela totalidade das ações. No caso da Vivo (uma aquisição muito mais provável, segundo fonte da Telefônica), o investimento poderia ser menor, pois tanto a Telefónica quanto a PT detêm cada uma 33% do total de ações (sendo 50% do controle cada). Mas a Telefónica tem que contar com a estratégia da própria PT, que também tem interesse no controle majoritário da operadora e, eventualmente, pode adaptar o valor da venda de sua participação à necessidade premente da empresa espanhola em ficar sozinha com a operadora móvel. Como se vê, a convergência verticalizada não é uma tarefa fácil para os players da Península Ibérica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!