A Anatel pretende convencer fabricantes e operadoras atuantes no Brasil a formar uma aliança para a produção de um terminal de baixo custo, com um preço que gire em torno de US$ 30. Seria um projeto similar a outros já existentes na Ásia e no Leste Europeu, afirmou o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente. Para conseguir um preço tão baixo é preciso que a produção do terminal seja em grande escala: pelo menos 6 milhões de aparelhos em um ou dois anos. ?Já conversei com todos os fabricantes e a idéia tem sido bem recebida?, relatou Valente. Ele considera também a possibilidade de a aliança englobar outros países da América Latina, no intuito de aumentar a escala de produção.
Outro fator fundamental para o sucesso da idéia é o apoio governamental, com redução de impostos. Valente espera atrair especialmente os governos estaduais para o projeto, visando uma possível redução do ICMS.
O superintendente da Anatel participou nesta terça-feira, 19, da Conferência Regional Latino-americana de CDMA, realizada no Rio de Janeiro.
Telefonia móvel