A Nicnet, provedora de Internet com atuação no interior de São Paulo, inaugurou um data center próprio em Ribeirão Preto (SP). A estrutura marca a entrada da empresa no mercado corporativo (B2B), em um movimento que faz parte da estratégia da empresa para diversificação de negócios.
Fundada em 2011 na cidade de Cravinhos (SP), a Nicnet tem trajetória no segmento de banda larga para consumidores finais. Agora, com a inauguração do data center, a aposta da companhia em serviços voltados para empresas utiliza tecnologia da Huawei distribuída pela WDC Networks (distribuidor oficial de Huawei Digital Power Data Center no Brasil).
"Além do mercado B2C, este ano de 2025, com o início da operação do nosso data center, temos um plano robusto e audacioso de crescimento no mercado B2B", afirmou o CEO e fundador da Nicnet, Roberto Amoroso.
De acordo com a Nicnet, essa expansão foi viabilizada por meio de parcerias tecnológicas e pelo modelo de locação de equipamentos Technology as a Service (TAAS) oferecido pela WDC.
Investimentos
Além da nova infraestrutura, a Nicnet diz ter investido em tecnologias para otimizar a transmissão de dados, como a adoção do padrão xGPON com tecnologia da Nokia. A empresa também ampliou a oferta de serviços, incluindo até mesmo estúdios para gravação de podcasts e soluções de telefonia voltadas ao setor empresarial.
"Quando olhei com mais atenção para as iniciativas da WDC, descobri as vantagens de utilização do TAAS, e iniciamos uma parceria estratégica que se estende até hoje. Construímos boa parte da nossa infraestrutura de rede, locando equipamentos da WDC para ter mais fôlego financeiro" afirmou o CEO e fundador da Nicnet, Roberto Amoroso.
A empresa também tem investido em marketing. Uma iniciativa foi a obtenção de naming rights para a Arena Nicnet, o estádio de futebol do Botafogo de Ribeirão Preto – cuja concessão do nome foi obtida em 2024 e é válida por dez anos.