A DE-CIX, operadora de Internet Exchanges (IXs), acaba de iniciar suas operações no Brasil, instalando novos pontos de interconexão no Rio de Janeiro e em São Paulo. A iniciativa visa contribuir para a transformação digital do País.
A empresa alemã escolheu os dois estados para instalar seus novos IXs devido a parcerias estratégicas com operadoras de data center nessas cidades. Os IXs de São Paulo estão localizados nos data centers Elea SPO1, Ascenty SP4 e Equinix SP4; e os do Rio de Janeiro nos data centers Elea RJO1 e Equinix RJ2.
Os novos IXs serão interconectados diretamente e integrados ao ecossistema global da DE-CIX (presente em cerca de 600 cidades ao redor do mundo), permitindo o emparelhamento local e remoto, tanto nacional quanto internacionalmente.
Segundo a companhia, eles também serão integrados ao ecossistema global por meio de conexões com os IXs da DE-CIX em Nova York, Lisboa, Madrid e Frankfurt, aproveitando a vantagem de várias rotas transatlânticas por meio dos "corredores de conectividade" Atlântico Sul-Norte e Sul-Sul.
A DE-CIX ainda oferecerá uma gama de soluções de interconexão de nível empresarial, incluindo Cloud Exchange, Cloud Router e Microsoft Azure Peering Service (MAPS), além dos serviços tradicionais de roteamento.
"A crescente economia digital no Brasil exige conectividade de última geração, garantindo que a troca de dados ocorra de forma local e eficiente. Os dois novos pontos de interconexão abrem uma oferta complementar que enriquece ainda mais o país como o segundo maior mercado do mundo em número de redes", defende o CEO da DE-CIX, Ivo Ivanov.