O deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) foi eleito presidente da Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 19. O deputado foi eleito com 20 votos e substitui o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).
O deputado informou que vai ouvir todos os setores vinculados aos trabalhos da comissão. Entre outras funções, o colegiado é responsável por ratificar as concessões de rádio e TV, analisar as regras sobre plataformas de streaming e inteligência artificial, além de pautas relacionadas ao mercado de telecom.
Já como presidente do colegiado, Julio César convocou reunião para o próximo dia 26 de março, para tratar das emendas de comissão do ano de 2024. Também disse que pretende dar dinamismo para os trabalhos da CCOM, acelerando a votação de temas importantes que estão em debate no colegiado.
Sobre as prioridades do colegiado, Júlio César disse que ainda vai se apropriar dos assuntos ouvindo os parlamentares, para a partir disso elaborar um plano de trabalho com propostas que serão debatidas.
Embates
Desde que foi instalada, a Comissão de Comunicação se tornou uma das frentes de atuação dos parlamentares da oposição. Foram comuns durante as últimas reuniões a ocorrência de debates acalorados entre governistas e parlamentares da direita, ocasionando muitas vezes a suspensão da sessão.
Segundo apuração do TELETIME, o clima no colegiado pode esquentar se de fato o PL confirmar os nomes dos deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Julia Zanatta (PL-SC) na CCOM. Há também chances de Nikolas Ferreira (PL-MG) compor o colegiado.
No outro lado, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) Paulo Pimenta (PT-RS) já está confirmado como integrante da CCOM.