5G brasileiro foi robusto durante Carnaval de 2025, avalia Opensignal

Foliões lotam as ruas da cidade durante o carnaval - Fernando Maia / Riotur

Mesmo com os milhões de foliões tomando as ruas do País durante os dias de Carnaval deste ano, a conexão 5G no Brasil se mostrou robusta durante os dias de festa. Essa foi a avaliação da firma de medições Opensignal. Em Recife, por exemplo, a velocidade média de download das três grandes operadoras ultrapassou os 400 Mbps.

A empresa analisou e comparou a experiência móvel dos usuários durante a semana do festival com um período semelhante um mês antes do festival, com o objetivo de testar a resiliência das teles nacionais. Ao todo, foram quatro cidades avaliadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife

No quesito de qualidade de consistência a TIM superou as concorrentes nas quatro cidades analisadas. Esse indicador tem relação com a porcentagem de vezes em que os usuários de uma operadora conseguem atingir um padrão mínimo de desempenho para atividades como navegação na web, streaming de vídeo, chamadas de voz e jogos online.

Notícias relacionadas

Velocidade

Já quando o assunto é velocidade 5G, o maior desempenho absoluto foi observado com a Claro em Recife – com 405,7 Mbps, representando um empate técnico com a Vivo (405,1 Mbps) e a TIM (400,3 Mbps). 

Com 368,5 Mbps no Rio de Janeiro, a Vivo alcançou a maior velocidade média no Carnaval carioca – com leve vantagem em relação às concorrentes TIM (338,8 Mbps) e Claro (337 Mbps). Em São Paulo, foi a TIM que levou vantagem nesse ponto. 

"Nossos usuários da Vivo tiveram pelo menos as velocidades médias de download mais rápidas em cada cidade durante o Carnaval, e ao menos as velocidades médias de upload mais rápidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife", informou a empresa de medições.

No Carnaval de Salvador houve empate técnico na média de velocidade de download entre duas operadoras: Claro (376,3 Mbps) e Vivo (365,6 Mbps). A TIM teve uma performance inferior, com 319,7 Mbps, mas alcançou resultados compatíveis com as outras teles na experiência de vídeo e resiliência de rede.

Experiência

O relatório destacou que, apesar do aumento no tráfego de dados, as redes móveis nas áreas urbanas superaram o desempenho médio nacional. Em São Paulo, por exemplo, os usuários passaram uma proporção "muito maior" do tempo conectados à rede 5G, o que contribuiu para melhorias em métricas como experiência de vídeo e velocidade de download.

A Opensignal lembrou, por exemplo, que a TIM reforçou a infraestrutura com instalações temporárias e permanentes ao longo dos circuitos de desfile e em áreas de grande movimentação. Na prática, isso resultou em um aumento de 20% no volume de dados 5G trafegados em Recife e Olinda em comparação com o ano anterior.

Já "a Claro divide a glória com a Vivo em experiência de velocidade de download em Recife, em experiência de velocidade de upload em São Paulo e Recife, e vence isoladamente em experiência de velocidade de upload em Salvador", completou o relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!