UIT divulga diretrizes para criação de planos nacionais de emergência de telecom

Foto: Pixabay

Diante da crise global com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou nesta quinta, 19, a publicação de um estudo com diretrizes para apoiar países a desenvolver planos nacionais de emergência de telecom. Entre as medidas estão exercícios simulados e a orientação de ações em larga escala para garantir resposta "suave" na gestão de comunicação de desastres. 

O guia divulgado pela UIT é direcionado não apenas para a crise atual do covid-19, mas também outras situações de emergência. A ideia da entidade é que essas iniciativas possam apoiar autoridades nacionais e reguladores a desenvolver medidas para permitir o uso contínuo das redes e serviços de telecom "antes, durante e depois de um desastre". 

Conforme explica o órgão ligado à Organização das Nações Unidas, um plano nacional de emergência de telecomunicações permite garantir a disponibilidade da comunicação durante as fases de mitigação, preparação, resposta e recuperação ao promover ações coordenadas por todos os níveis de governo, agências humanitárias, provedores de serviços e comunidades em risco. 

Notícias relacionadas

Justificativas

Especialmente para países em desenvolvimento, essas diretrizes realçam os pontos mais vulneráveis durante um desastre. Com isso, espera proporcionar "justificativa para o financiamento de equipamento e pessoal vitais em uma emergência, e advogar pela necessidade de recursos e procedimentos diários para manter as autoridades nacionais preparadas, especialmente em relação à manutenção de comunicações vitais". 

Segundo o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, a crise do coronavírus mostra como são vitais as redes de TICs, "tanto para responder a pandemia atual quanto para endereçar a gestão de desastre". Ele argumenta que a implantação de planos nacionais estratégicos voltados à telecomunicações "podem garantir que há um compartilhamento efetivo e pontual de informações por todos os níveis de governo, com comunidades afetadas e entre agências humanitárias para priorizar esforços de resposta e salvar vidas". 

O estudo da UIT com as diretrizes para elaboração de planos nacionais de emergência de telecomunicações pode ser baixado aqui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!