Hispasat passa a oferecer Wi-Fi via satélite em região rural da Colômbia

A operadora espanhola de satélites Hispasat começou a operar seu serviço de Wi-Fi comunitário na Colômbia. Em parceria com o provedor satelital Bansat, dez pontos de acesso foram instalados na região de Montes de María. O projeto piloto cobre as localidades de San Andrés, San José del Playón e San Cayetano, no departamento de Bolívar; e de Sabanas de Pedro, Sabanas de Cali, Macajan, Flor del Monte, Chalan, Guami e Libertad, no departamento do Sucre.  De acordo com a Hispasat nesta terça-feira, 19, o serviço deverá ser ampliado em breve para mais dez pontos, e nos próximos meses o serviço deverá ser expandido para outras localidades no país. 

A conexão satelital vem da capacidade do Hispasat 70W-1. A Bansat fica responsável pela instalação dos pontos de Wi-Fi e pela provisão do serviço no centro de operações em Bogotá para os parceiros locais, que comercializam o serviço ao usuário final no modelo de aquisição de crédito pré-pago. O desenvolvimento da plataforma de gestão dos créditos para acesso é do provedor de equipamentos Nexmachina.

A ideia do projeto é levar acesso a zonas rurais, com o acesso simplificado com a compra de créditos para a conexão, sem comprometer a renda do usuário com pagamentos mensais. Segundo dados do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação da Colômbia (MinTIC), o índice de penetração no país é de 61%. A região escolhida, Montes de María, é historicamente ligada ao conflito armado com guerrilha e hoje está entre as últimas posições no índice de alfabetização no País. Os testes preliminares com o Wi-Fi comunitário da Hispasat mostram que a preferência das pessoas no local ao usar a Internet é por redes sociais e navegação tradicional.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!