Governo cria programa para melhorar gestão das agências

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda, 19, o Decreto Presidencial criando o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação, o Pro-Reg. De acordo com o decreto, o Pro-Reg deverá contribuir para melhorar o sistema regulatório exercendo a coordenação entre as instituições que participam do processo regulatório no âmbito do Governo Federal, aperfeiçoando os mecanismos de prestação de contas e de participação e monitoramento por parte da sociedade civil e da qualidade da regulação de mercados.

São objetivos específicos do Pro-Reg:

* fortalecer o sistema regulatório de modo a facilitar o pleno exercício de funções por parte de todos os atores;

Notícias relacionadas

* fortalecer a capacidade de formulação e análise de políticas públicas em setores regulados;

* a melhoria da coordenação e do alinhamento estratégico entre políticas setoriais e processo regulatório;

* o fortalecimento da autonomia, transparência e desempenho das agências reguladoras; e

* o desenvolvimento e aperfeiçoamento de mecanismos para o exercício do controle social e transparência no âmbito do processo regulatório.

O Pro-Reg vai funcionar no âmbito da Casa Civil da Presidência de República e contará com dois comitês: o comitê gestor, formado por representantes da Casa Civil, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e o comitê consultivo formado por representantes de cada uma das agências reguladoras referidas no anexo à lei 10.871/2004, ou seja: Ana, Anatel, Ancine, Aneel, ANP, ANS, Antaq, ANTT, Anvisa e Anac, representantes dos ministérios aos quais estão vinculadas, do Ministério da Justiça e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ? Cade. A função de membro representante no Comitê Gestor e no Comitê Consultivo não será remunerada, mas considerada prestação de serviço público relevante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!