WBA lança diretrizes para reduzir latência em redes Wi-Fi; entenda

A Wireless Broadband Alliance (WBA), entidade global que promove padrões interoperáveis para Wi-Fi, divulgou um guia para implementação da tecnologia L4S (Low Latency, Low Loss, and Scalable Throughput).

O objetivo é ajudar empresas e provedores de Internet a reduzirem drasticamente a latência em redes Wi-Fi – algo importante para aplicações sensíveis e emergentes, como jogos online, realidade aumentada (AR) e chamadas de vídeo.

Segundo a WBA, a L4S pode diminuir o tempo de espera na transmissão de dados em mais de 90% — em testes recentes, a latência caiu de 550 milissegundos para apenas 12 milissegundos, afirma a associação.

Notícias relacionadas

Para a entidade, essa tecnologia é vista como um passo essencial para preparar redes Wi-Fi para demandas futuras, como transmissões em tempo real e dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT).

L4S

De acordo com a WBA, essa tecnologia combina dois mecanismos principais para reduzir congestionamentos em redes: o ECN, que identifica problemas na transmissão de dados antes que causem atrasos; e o AQM, que controla a quantidade de dados armazenados temporariamente em "buffers", evitando sobrecargas.

Juntos, esses sistemas permitem que redes Wi-Fi priorizem aplicações que dependem de respostas instantâneas, como videoconferências ou cirurgias remotas. "À medida que a tecnologia L4S evolui, ela desempenhará um papel fundamental no futuro das redes Wi-Fi, garantindo que atendam as demandas de aplicações modernas sensíveis à latência", afirmou o presidente e CEO da Wireless Broadband Alliance, Tiago Rodrigues.

Diretrizes

O documento do guia lançado pela WBA está disponível aqui. O material detalha, por exemplo:

  1. Uma visão geral da tecnologia L4S, o que é e como funciona;
  2. Porque o suporte para L4S em equipamentos Wi-Fi é essencial para o desempenho de aplicativos de ponta a ponta;
  3. Como os fornecedores de equipamentos Wi-Fi podem implementar o suporte L4S em seus produtos;
  4. Resultados de simulação e testes que ilustram o benefício do L4S;
  5. Resultados iniciais na otimização dos parâmetros do Enhanced Distributed Channel Access (EDCA).

Em nota, o CEO da Airties, Metin Taskin, afirmou que a velocidade sozinha não é mais uma vantagem competitiva. "Aplicações interativas dependem tanto de baixa latência quanto de velocidade. Operadoras precisam de soluções como a L4S para melhorar a experiência do usuário", disse o executivo.

Para a WBA, setores como jogos, streaming de mídia e telemedicina alcançarão desempenho de rede superior, aumentando a retenção de clientes e "desbloqueando novas oportunidades de receita" na indústria. A entidade também defende que a L4S não só resolve os problemas atuais, como também abre caminho para aplicações futuras que ainda não foram pensadas.

"Em 2025, a WBA continuará avançando o L4S em coordenação com iniciativas de gerenciamento de QoS, incluindo testes adicionais, geração de relatórios, pesquisas com provedores e cenários de testes L4S em evolução", afirmou a entidade em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!