A Unifique concluiu nesta quarta-feira, 19, a captação de um empréstimo de R$ 40 milhões via Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O crédito foi liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e integra o programa BNDES Fust.
A linha de crédito foi aprovada em dezembro do ano passado e tem o objetivo de apoiar a reconstrução das redes de telecomunicações afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, quando fortes chuvas atingiram o estado nos meses de abril e maio.
Em comunicado ao mercado, a operadora destacou que os recursos serão utilizados "para o restabelecimento da capacidade de prestação de serviços" em regiões "afetadas por situações emergenciais".
A Unifique também informou as principais condições previstas no contrato de financiamento.
Em linhas gerais, a operadora tem 12 meses para utilizar os recursos. A linha ainda prevê 12 meses de carência e 48 meses de amortização em prestações mensais e sucessivas. Os juros são compostos pela Taxa Referencial (TR) mais 2,7% ao ano. O contrato é do tipo "clean", ou seja, não exige bem móvel ou imóvel como garantia real.
O financiamento obtido pela Unifique se trata da primeira liberação de recursos do programa BNDES Fust destinado à reconstrução de infraestruturas impactadas pelas enchentes do ano passado no território gaúcho.