Um projeto de modernização de rede da Cirion Technologies planeja implantar um conjunto de soluções da Ciena, empresa de sistemas de rede, anunciou a provedora de infraestrutura nesta quarta-feira, 19.
A atualização aumentará a capacidade das extensas redes terrestres e submarinas da Cirion e incluirá o que se espera ser a primeira implantação de capacidade de 1,6 Tb/s em um único comprimento de onda na América Latina.
Assim, a Cirion planeja utilizar a tecnologia óptica da Ciena (da família WL6e) para interligar seus principais data centers na América Latina. A companhia possui presença em cerca de 160 data centers em mais de 60 cidades da região.
De acordo com a companhia, isso vai permitir obter uma conectividade de alta capacidade e baixa latência, algo essencial para clientes que utilizam aplicações que demandam muita largura de banda, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e serviços de streaming.
"As soluções da Ciena nos permitirão atender efetivamente às necessidades em constante evolução de nossos clientes e nos adaptar perfeitamente à rápida adoção da nuvem, demandas de IA e outras tecnologias emergentes, ao mesmo tempo em que maximizamos a eficiência e a sustentabilidade da rede", afirma o diretor sênior de Produto, Inovação e Alianças Estratégicas da Cirion Technologies, Alejandro Girardotti.
Cabos submarinos
Vale lembrar que a Cirion anunciou recentemente planos para atualizar o cabo submarino SAC East, que conecta St, Croix, nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos, ao Brasil. Também será usada tecnologia da Ciena, para aumento significativo na velocidade do canal de até 1,2 Tb/s.
Além disso, a companhia vai iluminar com a parceira sua nova rota submarina SAC-2, parte do sistema submarino Firmina, que se estende por 14,5 mil quilômetros em vários segmentos para conectar os Estados Unidos, Brasil e Argentina. Neste caso, são esperadas conectividade de 800 Gb/s e 1,2 Tb/s através de segmentos de 10.975 km e 2.500 km deste cabo, respectivamente