Programa ambiental da Vivo é destaque entre as teles, afirma BTG Pactual

O relatório do BTG Pactual sobre práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) no setor de telecom elegeu a Vivo como operadora brasileira de capital aberto mais avançada no quesito sustentabilidade. Iniciativas de logística reversa para resíduos sólidos e eficiência energética foram as principais razões.

"Nós vemos a Vivo como a operadora com o melhor programa de logística reversa, pois apesar de gerar uma grande quantidade de resíduos, a operadora recicla ou reaproveita quase a totalidade (97%)", afirmou o banco, em relatório publicado nesta semana. Segundo as informações, a operadora gerou 10,3 toneladas de lixo ao longo de 2019.

O volume da Oi no mesmo período foi ainda maior: 10,9 toneladas, com taxa de reciclagem e reaproveitamento de 79%. Este patamar foi considerado alto pelo BTG, que ainda assim apontou necessidade de aumento na proporção ou de diminuição da produção de lixo eletrônico.

Notícias relacionadas

Já a TIM registrou quantidade bem menor de resíduos (1 tonelada), uma vez que não é tão pressionada por redes fixas como as concorrentes. Na empresa, a taxa de reciclagem e reuso foi de 66% em 2019, mas integral quando considerados materiais perigosos. Sem capital aberto no Brasil, a Claro não foi avaliada.

Energia

No campo da eficiência energética, o BTG também destacou a Vivo, que atingiu em 2019 a marca de 100% da energia consumida oriunda de fontes renováveis. O montante inclui a compra no mercado livre de energia, a aquisição de certificados de energia renovável (I-REC) e projetos de geração distribuída.

"Apesar de estarem atrás da Vivo, TIM e Oi também têm importantes iniciativas relacionadas ao consumo de energia", lembrou o relatório. No caso da primeira, foi apontado que 50% da demanda em 2019 foi atendida por fontes renováveis, com meta de 70% até 2025 fixada em plano industrial. No entanto, a própria TIM afirmou que o indicador já rondava os 62% em setembro de 2020.

Já na Oi, a impressão do banco é que os 32% do consumo oriundos de matrizes limpas em 2019 devam se expandir rapidamente. Dados preliminares de 2020 já apontavam uma alta para 39%, sendo 8% através de geração distribuída. A empresa já divulgou intenção de chegar a 100% em dois anos.

"Grande parte do consumo de eletricidade da Oi vem de negócios que serão descontinuados, como a rede de cobre e serviços relacionados com a concessão. Até 2025, a empresa deve ser capaz de atingir 100% da energia proveniente de fontes renováveis", destacou o BTG Pactual – que, vale lembrar, é o principal candidato para adquirir o controle da nova empresa de infraestrutura criada pela operadora.

ESG

Além do quesito ambiental, as práticas ESG também englobam medidas sociais e de governança corporativa. O tema tem chamado atenção no mercado de capitais e atraído investidores focados em empresas aderentes à política. Ainda que operadoras de telecom estejam avançando na área, a avaliação do BTG Pactual é que o setor ainda está fora do radar de interessados na diretriz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!