Banco Central apresenta logomarca do PIX e avisa que vai intervir se houver abuso

João Manoel Pinho de Mello, diretor do Banco Central: “As pessoas vão dizer: me passa um PIX”

[Publicado no Mobile Time] O mercado terá liberdade para cobrar do consumidor final pela realização de pagamentos instantâneos, ou PIX, como foi batizado o serviço pelo Banco Central (BC). Cada prestador de serviço de pagamento (PSP), ou seja, bancos e outras instituições de pagamento, poderá definir o preço do PIX e como ele será cobrado de seus clientes. Contudo, se houver abusos, o BC poderá intervir.

"Não há qualquer restrição à cobrança de tarifas (pelo PIX). Vamos estruturar o serviço de forma aberta, estimulando a competição, para que isso leve a uma boa formação de preço ao usuário final. Haverá liberdade para que se cobre do cliente. Mas se houver uma situação em que a formação de preço esteja sendo distorcida, nada impede que o BC, no papel de regulador, interfira nessa falha de mercado", explicou Carlos Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 19, em São Paulo.

O BC vai cobrar dos PSPs uma pequena taxa por transação no PIX, para ressarcimento dos custos operacionais de sua infraestrutura de liquidação de pagamentos instantâneos. O valor ainda não está definido, mas provavelmente será uma fração de centavos.

Notícias relacionadas

Vale lembrar, contudo, que o BC também cobra dos bancos um valor bastante baixo pela liquidação de TEDs e DOCs e mesmo assim o mercado repassa um preço alto para os correntistas. A expectativa é que a competição no mercado faça com que a história seja diferente no caso dos pagamentos instantâneos, já que além dos bancos haverá diversos outros participantes diretos e indiretos oferecendo o PIX para os consumidores finais.

Benefícios para a sociedade

O BC prevê que os pagamentos instantâneos trarão uma série de benefícios para pagadores, recebedores, governo e sociedade em geral. Para quem paga, a operação fica mais fácil e prática: basta escolher o nome do recebedor em sua lista de contatos ou informar email ou CPF/CNPJ dele para iniciar um pagamento dentro do app do seu PSP.

Do lado do recebedor, como um lojista, por exemplo, as vantagens são: custo de aceitação menor; disponibilização imediata de recursos, o que reduz a necessidade de crédito; facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos; e rapidez no checkout.

E para o governo e a sociedade, o BC espera que o PIX diminua o uso de cédulas, o que aumentará o controle sobre lavagem de dinheiro; facilite a entrada de novos competidores; e ajude no processo de inclusão financeira da população.

Marca

Logomarca do serviço de pagamentos instantâneos do Brasil, o PIX

O BC apresentou a logomarca do PIX. Ela foi desenhada com base nos conceitos de "transação", "tecnologia" e "pixel". "É uma marca sonora, simples de pronunciar e fácil de decorar. As pessoas vão dizer: me passa um PIX, me faz um PIX, pode pagar com PIX", comentou João Manoel Pinho de Mello, diretor do Banco Central.

A ideia é que os PSPs usem a logomarca do PIX em seus aplicativos, para fácil reconhecimento pelo consumidor final. Da mesma forma, estabelecimentos comerciais poderão usar a marca para comunicar aos seus clientes que aceitam esse meio de pagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!