O atraso do Brasil, e da América Latina como um todo, na implantação de redes de 3G em relação a países desenvolvidos é visto como vantagem pelo CEO da Gemalto, Oliver Piou, porque esses mercados podem tirar lições dos erros e acertos dos outros países. ?Vejo a América Latina como um mercado muito receptivo à inovação, a novas idéias. E temos como alvo não apenas o mercado corporativo, mas também o público jovem?, comenta. De acordo com Piou, a América do Sul foi a área de maior crescimento de negócios da Gemalto em 2007 e a expectativa é de que a empresa cresça ainda mais com o início da operação comercial das redes 3G.
A 3G deve expandir a qualidade e a quantidade de serviços oferecidos pelas operadoras móveis e também as aplicações embarcadas nos chips GSM. ?Isso abre uma nova oportunidade para o fornecimento de chips também de terceira geração, com maior capacidade de armazenamento e maior velocidade de processamento?, conta Piou.
É fato que as operadoras podem continuar usando os SIMCards atuais nos telefones de terceira geração, mas o executivo acredita que as operadoras brasileiras devam adotar em breve os chips 3G. ?É de interesse das operadoras ter o máximo de informações no SIM e tirar o melhor proveito da venda de serviços de valor adicionado. Ficaria surpreso se as operadoras brasileiras não optassem por chips 3G?, pondera Piou.
Aplicativos
A Gemalto é especializada no desenvolvimento de soluções de segurança digital baseadas em SIMCards, além de fabricar também os chips. No Brasil, cerca de 70% do quadro de funcionários da companhia trabalha no desenvolvimento de aplicações para SIMCards e, segundo o vice-presidente sênior de comunicações móveis para América Latina e Caribe, Rodrigo Serna, a estimativa é de que cerca de 80% a 90% dos aplicativos presentes nos menus dos chips das operadoras brasileiras seja da empresa. ?Atualmente 20% de todo tráfego de dados das operadoras GSM no Brasil são gerados por serviços presentes no menu dos SIMCards?, completa o CEO, Oliver Piou.
Uma das aplicações da Gemalto para os novos chips de 3G é uma solução de backup que inclui, além da tradicional agenda de contatos, o backup das funções multimídia atrelados a eles como e-mails, fotos e vídeo, além de MMS e SMS. O backup é feito por um aplicativo do SIMCard, que sincroniza todos os dados do usuário com um web server, que garante que mesmo em caso de perda ou roubo do aparelho com o chip, o cliente possa restaurar todas as suas informações para outro handset com um novo SIMCard.