Anatel só quer deliberar quando conselho consultivo estiver completo

Importante para que uma mudança no Plano Geral de Outorgas (PGO) seja validada, o conselho consultivo da Anatel deve permanecer sem ser instalado por mais algum tempo. A proposta do presidente da agência, embaixador Ronaldo Sardenberg, é que o conselho delibere apenas quando as cadeiras designadas para a sociedade, entidades civis e empresas estejam preenchidas. Atualmente, das 12 vagas do conselho, cinco estão ocupadas efetivamente e outras duas têm nomeação publicada no Diário Oficial da União, mas os conselheiros ainda não foram empossados.
A ressalva levantada por Sardenberg é que as cinco vagas restantes são justamente as criadas para representação direta da sociedade ? as que estão ocupadas são com indicados do poder público, com ressalva para apenas uma vaga exercida atualmente por um indicado das entidades civis. Por conta disso, Sardenberg revelou nesta terça-feira, 19, durante o evento Políticas de (Tele)comunicações, promovido pela Converge Comunicações, em Brasília, que tem preocupações com relação à representatividade real da sociedade no conselho consultivo para deliberar sobre assunto tão importante quando a mudança do PGO.
?A lei diz que o conselho consultivo é a forma de participação da sociedade nas decisões?, afirmou o embaixador, que disse achar imprudente apresentar a matéria a um conselho incompleto. Na opinião de Sardenberg, a deliberação pelo conselho sem os representantes da sociedade poderia, inclusive, gerar questionamentos judiciais por conta dessa definição legal sobre a natureza do grupo.

Notícias relacionadas
O alerta de Sardenberg acabou servindo também como uma provocação para que o Executivo preencha logo as vagas abertas. ?Nomeação não é poder da Anatel?, ressaltou. De fato, as indicações devem partir do Ministério das Comunicações que as encaminha à Presidência da República. Da parte da Anatel, o presidente afirmou que pretende conversar com todos os interlocutores do setor para acelerar a apresentação de nomes para as vagas do conselho.
Vale lembrar que a falta de quórum já tem afetado alguns planos do governo. É o caso da mudança no PGMU, que permitirá a troca dos PSTs por backhaul de banda larga em todo o País. Para que a alteração seja validada, o material deve passar pela análise do conselho consultivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!