Um Telecom investe em energia renovável com usina solar em PE

A provedora regional pernambucana Um Telecom também está investindo em medidas de geração própria de energia e metas de ESG em geral. A companhia investiu R$ 5 milhões para a instalação de uma usina fotovoltaica com capacidade de 1,215 milhão de megawatt-hora/ano, com expectativa de início de produção ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o ISP, essa usina não só vai suprir 80% da demanda da empresa como evitará a emissão de 125 toneladas de carbono anualmente. A empresa diz que isso equivale à neutralização da pegada de carbono com a plantação de 15 mil árvores. 

O parque solar está localizado no município de São Caetano, agreste pernambucano e próximo à cidade de Caruaru. A instalação, feita pela empresa especializada Insole, tem 10 mil metros quadrados, mas a Um Telecom afirma que há estrutura para dobrar a capacidade de acordo com o desenvolvimento de novos negócios, incluindo um novo data center "verde desde sua concepção, pois será abastecido pela usina".

Notícias relacionadas

Notadamente, a adoção da energia renovável traz também a economia com gastos em eletricidade, sem "alterações tarifárias bruscas". No comunicado da Um Telecom, o diretor adjunto da controladoria da empresa, Adilson Gadelha, explicou: "O investimento foi orientado pela sustentabilidade e preocupação com energia limpa e renovável. Mas a autoprodução de energia também proporciona previsibilidade de custos, o que poderá colaborar com o melhor planejamento e otimização de nossas operações".

Além disso, diz o executivo da Um Telecom, há responsabilidade socioambiental. "A tecnologia é uma grande aliada para práticas de ESG na medida em que reduz deslocamentos e oferece as bases para práticas de governança auditáveis e transparentes, por exemplo. Mas é um setor que consome muita energia, e utilizar fontes renováveis é um passo importante para a sustentabilidade do mercado", completa Gadelha no comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!