Abrint denuncia Ufinet à Anatel por "postura oportunista" em piloto de postes

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) protocolou na Anatel uma denúncia contra a operadora de rede neutra Ufinet e a concessionária de energia Enel por conta do projeto piloto de compartilhamento de postes. Segundo a entidade nesta quarta-feira, 19, o projeto "fere os princípios de isonomia e competitividade do mercado de telecomunicações", chamando a postura da Ufinet de "oportunista". 

No comunicado, a diretora-executiva da Abrint, Alessandra Lugato, destacou a importância do ordenamento dos postes para o setor, mas afirmou que a entidade não aceita a prática que, diz ela, a Ufinet estaria fazendo: pressionar provedores a contratar uma "suposta" rede neutra da empresa, que tem a Enel como controladora. "Por isso, pedimos à Anatel que tome as devidas providências para suspender o projeto piloto, a fim de evitar mais prejuízos aos provedores", declarou.

Lugato afirma que o projeto da Ufinet com a Enel afronta a legislação, as regras de compartilhamento de infraestrutura e os princípios de isonomia e competitividade. Segundo ela, a prática "pode acarretar inúmeros conflitos com os provedores e enorme prejuízo ao mercado de telecomunicações e a toda a sociedade".

Notícias relacionadas

A Abrint não é a única a reclamar da postura da empresa. O conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo declarou ao TELETIME no início de dezembro passado que a Ufinet estaria "agindo de forma inadequada e oportunista". Na época, ele afirmou que a agência pode e deve intervir. 

A Ufinet conduz o piloto em São Paulo, em um dos polos financeiros mais importantes da capital, o Itaim Bibi. No projeto, a empresa estaria cobrando as operadoras para a regularização das redes, mas com a condição de que seria necessário contratar a rede neutra dela para permitir acessar o ponto de fixação no poste. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!