TV paga segue em queda; base em novembro foi de 19,17 milhões

O serviço de TV por assinatura segue a tendência de perda de base, e registrou em novembro o pior mês em perda líquida desde que os registros mensais começaram a ser feitos pela Anatel. De acordo com dados da agência, as operações de TV no Brasil fecharam o mês de novembro de 2015 com 19,17 milhões de lares assinantes, uma penetração de 28,85% dos domicílios. Isso significa uma perda líquida, em um mês, de nada menos do que 232 mil clientes, mais do que o que havia sido registrado em dezembro de 2014, quando a Claro TV limpou quase 400 mil assinantes em sua base. No mesmo mês do ano anterior, a TV paga brasileira contava com 19,81 milhões de acessos de TV paga, o equivalente a uma densidade de 30,2 % dos lares. Trata-se de uma queda de 3,23% na base no período de um ano. Desde novembro de 2014 o mercado de TV paga perdeu 644 mil clientes. A retração em 12 meses é de 3,3%.

De acordo com os dados da agência reguladora, houve uma queda na base em todas as plataformas de distribuição de TV por assinatura. No entanto, embora ainda tenham perdido base, a distribuição por cabo e por FTTH seguem ganhando participação. O DTH, plataforma que não está amarrada a pacotes tripple play, tinha em novembro de 2014 61,96% da base, caindo para 58,64%. Já o cabo e o FTTH subiram de 37,51% e 0,45%, respectivamente, para 40,42% e  0,87%.

Grupos econômicos

Notícias relacionadas

Entre os grupos econômicos, a Americas Telecom (Net e Claro) é a que tem maior participação de mercado, com 52,12% (9,98 milhões), mas diminuiu de tamanho graças a uma perda de 113 mil clientes da Claro TV no mês, que chegou a 2,85 milhões de clientes. A operadora de cabo do grupo América Móvil, a Net, teve crescimento positivo no mês, de 15 mil assinantes. Outra operadora com retração de base em novembro passado foi a Sky, que agora tem 28,24% de market share e 5,41 milhões de assinantes, ou 67 mil a menos em relação a outubro. A  Telefônica/Vivo chegou a 9,55%  de mercado, com 1,83 milhão de clientes, mas destaque-se que a operação de DTH da GVT perdeu base no mês de novembro (cerca de 8,3 mil clientes), com um ganho nas operações da Telefônica (saldo positivo de 1,3 mil clientes). A Oi alcançou 6,09% de participação, com 1,16 milhão de assinantes, 1,4 mil a menos do que no mês anterior. Mas a grande queda em números proporcionais foi das operações da Blue, que foram vendidas no final do ano para a Net. A operadora perdeu um terço de sua base e registrou 45 mil clientes a menos em novembro, possivelmente uma limpeza decorrente da operação de venda. Nenhuma outra operadora de TV paga apresentou crescimento em novembro.

3 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário para Mauro L. Rodrigues Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!