Anatel aprova edital da faixa de 2,5 GHz e exige tecnologia nacional

A Anatel aprovou nesta quinta, 19, o edital de venda das faixas de 2,5 GHz e 450 MHz. Como já esperado, as proponentes vencedoras das faixas de 2,5 GHz terão, além dos compromissos de cobertura, exigência de utilização de equipamentos produzidos e desenvolvidos no Brasil.

Notícias relacionadas
De acordo com o conselheiro relator, Rodrigo Zerbone, houve uma intensa conversa com a indústria e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para que fosse possível estabelecer níveis de exigência factíveis e, ao mesmo tempo, que representassem um estímulo para que as companhias ampliassem a fabricação no Brasil.

Zerbone ponderou, entretanto, que no caso da exigência de conteúdo nacional, ele espera que a consulta pública possa ajudar a Anatel a calibrar os percentuais exigidos no edital, que são:

  • Entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014, 60% dos investimentos em bens e produtos de telecom deverão ser aplicados da seguinte forma: 50% para a aquisição de bens e produtos produzidos de acordo com o Processo Produtivo Básico (PPB) e 10% para a aquisição de bens ou produtos produzidos de acordo com a Portaria 950 do MCTI – a que define os critérios de produto nacional.
  • Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016 a exigência de produtos com PPB ou com tecnologia nacional passa a ser de 65%, sendo que 50% com PPB e 15% com tecnologia nacional de acordo com a Portaria 950.
  • A partir de 2017, 70% dos investimentos deverão ser alocados em bens e produtos com PPB (50%) e com tecnologia nacional (20%). As exigências em todas as fases deverão ser cumpridas exclusivamente com produtos de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!