A operadora de satélites Eutelsat Group anunciou nesta última terça-feira, 17, a escolha da Airbus Defence and Space, subsidiária da fabricante de produtos aeronáuticos Airbus, para construir 100 novos satélites da OneWeb, em uma extensão da constelação de órbita baixa (LEO).
De acordo com a empresa, a construção pela Airbus dos primeiros lotes da extensão de tem entrega prevista a partir do final de 2026, visando a continuidade e a melhoria do serviço de Internet via satélite. A operadora ressalta que a iniciativa é compatível com a orientação de despesas de capital do Grupo no ano fiscal de 2025 e com o planejamento financeiro de longo prazo.
Os novos satélites vão incorporar atualizações tecnológicas importantes, como a integração com redes 5G em terra, sendo também compatíveis com a nova constelação IRIS² da Europa. Esses equipamentos têm a entrada prevista da operação para 2030. Dessa forma, a Eutelsat afirma que será a principal arquiteta e operadora do setor de LEO desta constelação europeia.
De acordo com a CEO Eutelsat Group, Eva Bernek, o movimento visa atender o apetite do mercado por satélites de órbita baixa, que vem aumentando rapidamente.
"Estamos confiando em nosso parceiro de longa data, a Airbus, para iniciar a construção dos primeiros lotes da próxima geração de nossa constelação LEO OneWeb, que garantirá a continuidade do serviço da constelação existente com recursos aprimorados, à medida que avançamos para uma arquitetura alinhada com a constelação IRIS² em 2030", declarou a executiva, em comunicado.