Braço B2B da Telefônica Brasil, a Vivo Empresas está iniciando um projeto de conectividade para levar cobertura móvel 4G e redes para aplicações de Internet das Coisas (ou IoT, na sigla em inglês) à operação no Mato Grosso da Atto Sementes, especializada na produção de sementes de soja e milheto.
A infraestrutura de conexão inclui a cobertura móvel de quarta geração e as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M). O serviço será prestado na região do Alto Garças, compreendendo as cidades de Itiquira, Guiratinga e Pedra Preta, onde a Atto Sementes tem operações.
A Vivo nota que a rede NB-IoT deve favorecer sobretudo a conexão de aplicações de caráter meteorológico, como sensoriamento do clima, medição de umidade do solo e da incidência solar. Já a tecnologia LTE-M deve auxiliar aplicações que demandam mais mobilidade, como telemetria de maquinários agrícola – incluindo tratores, implementos, colhedoras e colheitadeiras. Além das redes, a Atto Sementes também utilizará Vivo Kite Plataform, plataforma própria de gestão de dispositivos IoT da operadora de telecom.